Manaus 30º • Nublado
Quarta, 10 Agosto 2022

Cheia começa nas bacias dos rios Javari, Purus e Madeira no Amazonas

MANAUS – O período da cheia já chegou aos rios Javari, Purus e Madeira. De acordo com o monitoramento do Serviço Geológico do Brasil no Amazonas (CPRM-AM), realizado entre os dias 13 e 17 de novembro, estas bacias estão enchendo. Em Manaus, o rio Negro apresenta comportamento instável, alternando entre subidas, descidas e períodos de estabilidade. O CPRM-AM acompanha a situação das bacias hidrográficas do Estados do Amazonas, Acre e Roraima.
Em Tabatinga, no alto curso do rio Solimões, o nível das águas subiu 2,47 metros (m) entre os dias 13 e 17 de novembro e está com 5,87 m. No médio e baixo curso, respectivamente em Coari e Manacapuru, os níveis baixaram 50 e 32 centímetros (cm) na última semana. Em Parintins, o rio Amazonas está em fim da vazante.Em Manaus, o rio Negro manteve-se em 16,61 m nos dias 18 e 19 e subiu 1 cm no dia 20. No dia seguinte ficou estável em 16,62 para voltar a descer no dia 22. Mas no dia 23 voltou a estabilizar e, nesta terça-feira (24), subiu 1 cm, contabilizando 16,62 m.Roraima
Um dos principais afluentes brasileiros do rio Negro, o rio Branco em Roraima segue com nível abaixo do mínimo já registrado para época. De acordo com o CPRM-AM, este fato é preocupante para o quadro da vazante de 2016.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 10 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/