Cheia começa nas bacias dos rios Javari, Purus e Madeira no Amazonas

MANAUS – O período da cheia já chegou aos rios Javari, Purus e Madeira. De acordo com o monitoramento do Serviço Geológico do Brasil no Amazonas (CPRM-AM), realizado entre os dias 13 e 17 de novembro, estas bacias estão enchendo. Em Manaus, o rio Negro apresenta comportamento instável, alternando entre subidas, descidas e períodos de estabilidade. O CPRM-AM acompanha a situação das bacias hidrográficas do Estados do Amazonas, Acre e Roraima.
Em Tabatinga, no alto curso do rio Solimões, o nível das águas subiu 2,47 metros (m) entre os dias 13 e 17 de novembro e está com 5,87 m. No médio e baixo curso, respectivamente em Coari e Manacapuru, os níveis baixaram 50 e 32 centímetros (cm) na última semana. Em Parintins, o rio Amazonas está em fim da vazante.Em Manaus, o rio Negro manteve-se em 16,61 m nos dias 18 e 19 e subiu 1 cm no dia 20. No dia seguinte ficou estável em 16,62 para voltar a descer no dia 22. Mas no dia 23 voltou a estabilizar e, nesta terça-feira (24), subiu 1 cm, contabilizando 16,62 m.Roraima
Um dos principais afluentes brasileiros do rio Negro, o rio Branco em Roraima segue com nível abaixo do mínimo já registrado para época. De acordo com o CPRM-AM, este fato é preocupante para o quadro da vazante de 2016.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade