Manaus 30º • Nublado
Domingo, 28 Abril 2024

Campanhas eleitorais em Manaus buscam criatividade para cativar o eleitorado

Campanhas eleitorais em Manaus buscam criatividade para cativar o eleitorado
Como inovar no marketing político digital com objetivo de alcançar e agradar o eleitor online, que está cada vez mais tecnológico? A questão é que, cada vez mais, a população tem acesso às redes sociais e ficam com a informação na palma da mão, interagindo de forma quase que instantânea, com seus aparelhos celulares. E foi nesse cenário evolutivo que os prefeituráveis de Manaus usaram de muita criatividade para cativar o maior número de eleitores possível. O resultado dessa corrida às urnas será divulgado no dia 2 de outubro.
Por outro lado, a prefeitura de Manaus está inserida na era digital competindo com outras capitais como Curitiba (PR) e Buenos Aires (ARG). Hoje, Manaus tem o terceiro maior Facebook, da América Latina, com 250 mil seguidores, ficando atrás apenas de Buenos Aires e Curitiba. No Twitter são 25 mil seguidores e no Instagram 22 mil.
Segundo a assessoria de comunicação, a Prefeitura de Manaus já trabalha as plataformas digitais de maneira exemplar. Além disso, o Facebook pessoal do prefeito Arthur Neto, também alimentado por ele para divulgar ações, chega a mais de 170 mil seguidores, sendo um dos mais ativos da cidade. Em uma nova gestão serão desenvolvidas outras plataformas, que vão desde transmissões ao vivo de eventos pelo site da prefeitura, a links online de situações do cotidiano.
Segundo o candidato a prefeito de Manaus, Luiz Castro (Rede), a política vem seguindo uma tendência universal, que é a de estar cada vez mais aliada à internet e, principalmente, às mídias sociais. "Ao mesmo tempo que temos o potencial de atingir grandes massas, corremos o risco de cair na mesmice, devido à grande produção de conteúdo em todos os canais e mídias online", analisou.
Ainda segundo Castro, para atingir o público de interesse neste pleito é preciso estar muito bem atualizado com os formatos das novas mídias digitais. "Levamos em consideração várias coisas, desde a última notícia até o formato da informação. Os formatos podem variar de foto, vídeo, texto, gif e muito mais", observou.
Castro revela que o segredo da campanha está no bom humor na dose certa. “Nosso diferencial está no humor, intercalado com a seriedade necessária para fazer a verdadeira mudança para Manaus, com propostas plausíveis e nada fantasiosas”, adiantou. Defensor das questões sustentáveis, ele completou: "Também temos a preocupação na sustentabilidade, por isso nossa atividade na internet é mais intensa", finalizou.
O candidato Henrique Oliveira (SD) também segue a linha do bom humor como forma criativa de se aproximar do eleitorado manauara. "Precisamos falar a linguagem deste público, com um discurso direto, propositivo, bem humorado e que claramente aponte as saídas para Manaus. Não tem espaço para 'perfumaria' na internet e o público só vê o que quer ao contrário da TV aberta ou da rádio, onde não há possibilidade de mudar o canal, pois o programa passa ao mesmo tempo em todos", analisou.
Falar diretamente ao público também agrada o candidato. "A mim, o que mais empolga é a possibilidade de conversar com o público. Gosto de saber qual é a curiosidade do internauta e responder a todos", confessou.
O candidato José Ricardo (PT) acredita que sua plataforma eleitoral foi desenvolvida com base na criatividade para alcançar o maior número de eleitor possível, inclusive o público jovem. "Por isso, estamos usando a criatividade, as novas linhas de designer digital e integrando os novos recursos multimídias, como transmissões ao vivo, snapchats, editores de foto e produtores de caricaturas, o que atrai bastante o público jovem", informou.
O candidato petista afirma que se for eleito irá governar de forma participativa, pautada pelo diálogo com movimentos sociais e entidades de classe. "Meu governo será participativo e meu plano de governo foi construído com movimentos sociais, técnicos e entidades, por meio de debates presenciais e pelos meios digitais, que são ferramentas fundamentais para divulgar e buscar opinião", disse.
Campanha limpa é alvo
Cauteloso o candidato Marcelo Ramos (PR) disse que irá aceitar provocações nas redes sociais e que fará uma campanha limpa, focada nas melhorias da cidade de Manaus. "Nós decidimos fazer uma campanha bonita, falando o que nós queremos para o futuro de nossa cidade. Mostrando de forma muito clara nossas propostas. Não caindo na tentação dos ataques e só podemos lamentar as covardias que são feitas pela internet, fakes, sites que são utilizados para caluniar as pessoas isso não ajuda em nada a cidade e, nós não vamos cair nessa tentação. Não adianta, podem fazer o que quiserem com a gente, nós não vamos desviar do caminho que traçamos”, garante.
Para Ramos, o que importa e seguir a risca o cronograma de ações para divulgar de forma limpa e clara as propostas previstas no programa de governo que promoverá uma transformação em Manaus. "O caminho que nós traçamos foi de mostrar para a cidade de Manaus o que nós queremos para o futuro das pessoas que aqui vivem. Então, eu repito que só posso lamentar essas covardias que são feitas neste sentido, em descumprimento da lei eleitoral", observou.
Para finalizar, Marcelo Ramos alerta sobre o descumprimento das novas regras da minirreforma eleitoral que também prevê multa e outras punições para quem descumprir a lei.  "Descumprimento contumaz, porque nós já temos várias decisões judiciais multando punindo sites que insistem numa campanha difamatória. Mas, nós não vamos nos mover por isso, nós temos muita coisa boa para nos mover do que ficar gastando energia com essas bobagens", concluiu.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/