Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Barco naufraga com 5 mil bois no Pará

BELÉM - Um navio que transportava uma carga com 5 mil bois vivos naufragou no Porto de Vila do Conde, em Barcarena (a 321 quilômetros de Belém), nesta terça-feira (6). Servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) estão desde a manhã no local do acidente. O naufrágio aconteceu duas horas depois da embarcação ter tombado. De acordo com a Capitania dos Portos, não houve vítimas humanas ou de poluição no meio hídrico. Um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação será instaurado pela Capitania, no intuito de apurar as causas do naufrágio, com prazo de conclusão de 90 dias.
 
Bois sobem na lateral do navio. Foto: Reprodução/Agência Pará
Com registros de abate ilegal de alguns dos animais mortos para alimentação, a população vem sendo orientada por autoridades de Saúde a não adquirir ou consumir carne bovina sem procedência comprovada. Equipes de vigilância da Sexta Regional da Sespa, sediada em Barcarena, em conjunto com a Vigilância Sanitária do município, vêm atuando nas comunidades e orientando sobre os riscos do consumo de carne bovina em condições inadequadas.
Navio tombou na manha desta terça-feira (6). Foto: Reprodução/Agência Pará

A Adepará está desenvolvendo ações de fiscalização nas estradas e nos rios, inspecionando casos de furto e transporte de animais. As equipes de inspeção acompanham os demais órgãos de Segurança Pública. Inclusive, estabeleceu-se um centro de crise da Adepará, coordenado pela diretora de Defesa Animal, Melanie Castro, juntamente com o corpo técnico da Agência, para auxiliar as ações.

Em casos de transporte de bovinos vivos, Adepará tem o papel de garantir a certificação sanitária dos animais na propriedade de origem até os portos, conforme os códigos sanitários internacionais. Porém, com o ocorrido, imediatamente foram formadas equipes para trabalhar de forma conjunta, inclusive articulando para que os animais recuperados sem vida sejam devidamente incinerados.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/