Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sábado, 11 Julho 2020
chatbot-health-tech

'Balão de internet' do Google cai em município no interior do Amazonas

'Balão de internet' do Google cai em município no interior do Amazonas
Balão do Projeto Loon caiu em área de mata no município de Autazes, no Amazonas. Foto: Divulgação/Polícia Militar do Amazonas
Um dos balões do Projeto Loon, da Google, que leva internet à locais de difícil acesso, caiu no KM 39 da AM-254, no município de Autazes (AM), nesta segunda-feira (27). A assessoria da Polícia Militar do Amazonas informou que por causa do corte na conexão com a internet, a corporação tem poucas informações sobre o ocorrido.

De acordo com a PM, o balão caiu na comunidade Supuranga e não há feridos. O Projeto Loon é uma rede de balões que viajam na borda do espaço, com o objetivo de estender a conectividade à internet para pessoas em áreas rurais e remotas em todo o mundo. Lançado em 2014 no Brasil, os balões flutuam a uma altitude de 65 mil pés. 
Equipamento foi encontrado na comunidade Supuranga. Foto: Divulgação/Polícia Militar do Amazonas 
Foto: Divulgação/Polícia Militar do Amazonas
A ideia, ainda em fase de testes, é criar uma rede global de balões que circulam o mundo em alguma parte do hemisfério sul para fornecer conectividade para locais carentes ou muito isolados. O sinal usado é de celular 4G. 
Foto: Reprodução/Youtube-Project Loon 
NotaEm resposta ao Portal Amazônia, o Google informou que o Project Loon é da X Company, uma espécie de empresa de pesquisa criada pelo Google e operada pela subsidiária Alphabet. Um porta-voz da X Company respondeu:"Posso confirmar que se trata de um balão do Projeto Loon. Nosso objetivo com o Projeto Loon é transmitir acesso à Internet para áreas rurais, remotas e sub-atendidas do mundo. Após um voo de pesquisa e teste de rotina, coordenamos com o controle de tráfego aéreo local para gerenciar a descida segura e lenta do balão para uma parte remota de Manaus, próximo à Comunidade Pauru. Uma equipe treinada está a caminho para recuperar o balão para que nossos coordenadores possam aprender mais sobre seu voo. Agradecemos a hospitalidade da comunidade local, e desculpas pela surpresa!." 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 11 Julho 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/

No Internet Connection