Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Autoridades da Amazônia lamentam morte do jornalista Phelippe Daou

Autoridades da Amazônia lamentam morte do jornalista Phelippe Daou
Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia
Na tarde desta quarta-feira (14), o jornalista e presidente da Rede Amazônica, Phelippe Daou, morreu em decorrência de um infarto. O jornalista tinha 87 anos e foi um dos fundadores do grupo que conta atualmente com um complexo de emissoras de rádio e televisão no Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima. Ele completaria 88 anos nesta quinta-feira (15) e diversas autoridades dos Estados onde a Rede Amazônica está presente lamentaram sua morte:

Arthur Virgílio Neto
Prefeito de Manaus (AM)
“Registro antes de mais nada que este ano faleceram também o Joaquim Margarido e o Milton de Magalhães cordeiro. Foram três amigos inseparáveis que construíram juntos este império da liberdade de comunicação, que é a Rede Amazônica”, declarou consternado Arthur Neto. “E eu queria fazer um registro da figura humana e modesta de Phelippe Dou, além de seu sentimento de amor pela Amazônia. Ele se imortaliza no momento em que morre”, completou.

Phelippe Daou tinha 87 anos e foi um dos fundadores da Rede Amazônica de Rádio e Televisão, ao lado de Joaquim Margarido e Milton Cordeiro (falecidos em 5 e 31 de outubro de 2016, respectivamente).

O legado de Phelippe Daou para o jornalismo da região Norte é de conhecimento geral. Com a fundação da TV Amazonas, no dia 1° de setembro de 1972, Phelippe, Milton e Joaquim Margarido tinham como objetivo implantar um conglomerado de mídia e assim criaram uma série de repetidoras nos estados da região, o que em 1975 viria a se tonar TV Acre, TV Rondônia, TV Amapá e TV Roraima, nascendo assim a Rede Amazônica de Comunicação. Pela perda, o prefeito Arthur Neto declarou luto oficial de sete dias no Município".

José Melo de Oliveira
Governador do Amazonas

"O governador do Amazonas, José Melo, manifesta seu pesar e solidariedade aos familiares, amigos e colaboradores do jornalista e empresário Phelippe Daou, fundador e presidente da Rede Amazônica de Rádio e Televisão. Pioneiro da comunicação no Estado, Daou faleceu nesta quarta-feira, 14 de dezembro, aos 87 anos, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, vítima de falência múltipla dos órgãos. O Governo do Estado decreta luto oficial de três dias.

Phelippe Daou inscreveu seu nome na vanguarda da história da comunicação no Brasil ao liderar a fundação de uma das mais importantes redes de comunicação da região norte do país, nos anos 1970. Através de seu sonho e do seu empreendedorismo, o jornalista contribuiu de maneira decisiva para a disseminação da cultura, a preservação da identidade regional e a defesa dos direitos dos cidadãos amazonenses e da democracia no Brasil. 

'O pioneirismo empresarial foi uma marca importante de Phelippe Daou e teve papel fundamental para o desenvolvimento da economia e a defesa da Zona Franca de Manaus. Na comunicação, no comércio, na educação e na área social. Iniciativas de expressão e valor social como a criação da Fundação Rede Amazônica, por meio da qual, gerações e gerações de profissionais foram qualificados para o mercado de trabalho. O Amazonas perde hoje um de seus mais notáveis cidadãos. Homem de fé que deixa um legado de trabalho e exemplo a todos nós. A sua perda deixa uma lacuna significativa na sociedade amazonense', declarou o governador".
Antônio Silva
Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas"O Sistema FIEAM lamenta profundamente o falecimento do empresário Phelippe Arce Daou, fundador e presidente da Rede Amazônica de Rádio e Televisão, um exemplo de cidadão brasileiro e amazônida, incansável na luta pela integração das regiões mais remotas da Amazônia por meio do rádio e da televisão.

Phelippe Daou nos deixa um importante legado em sua trajetória como empresário bem-sucedido e, acima de tudo, na comunicação, como defensor da ética nas relações humanas. Nos deixa ainda um admirável exemplo de amor à região que o viu nascer, desenvolver e se tornar um expoente do meio empresarial sem jamais perder o modo de vida simples da nossa gente.

Neste momento de pesar, nossos pensamentos se voltam para a família e amigos de Phelippe Daou, na esperança de que encontrem consolo em Deus."

Grupo SimõesÉ com bastante pesar que recebemos a notícia do falecimento do empresário, jornalista e fundador da Rede Amazônica, Phelippe Daou.  Neste momento, nos juntamos aos amigos, familiares e admiradores dessa grande figura do Amazonas, lembrando seu importante papel não apenas para a comunicação, mas também para o desenvolvimento regional, para a divulgação da cultura amazônica mundo afora, para a geração de empregos e para a formação de inúmeros profissionais. Desejamos paz e conforto a todos.
Deputado Josué Neto
Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas

"A presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas, em nome de todos os seus 24 deputados e funcionários, manifesta sincero pesar pelo falecimento do jornalista PHELIPPE DAOU, diretor-presidente da Rede Amazônica de Televisão, ocorrido nesta quarta-feira (14), em São Paulo.

Este Poder Legislativo externa suas condolências aos familiares e a todos os funcionários da Rede Amazônica, empresa que ao longo do tempo se constituiu em uma referência jornalística em toda a região Norte e um exemplo para o país, tendo na pessoa de PHELIPPE DAOU, o condutor seguro, desbravador e que nunca abdicou de sonhar com uma Amazônia forte e integrada na defesa dos interesses de sua população".


Câmara Municipal de Manaus


"A Câmara Municipal de Manaus, representada pelos 41 vereadores da 16ª legislatura, servidores e colaboradores, lamenta com profundo pesar o falecimento do fundador da Rede Amazônica jornalista Phelippe Daou, ocorrido na tarde desta quarta-feira, 14 de dezembro, no Hospital Sírio Libanês em São Paulo.

Com os amigos Milton Magalhães de Cordeiro e Joaquim Margarido, o empresário fundou a Amazonas Publicidade, atualmente Amazonas Distribuidora, com o objetivo de implantar um conglomerado de mídia no Amazonas e após vencer concorrência pública em 1970, a Amazonas Publicidade ganhou a outorga do canal 5, hoje TV Amazonas afiliada da Rede Globo. A iniciativa exerceu grande contribuição para o desenvolvimento da Amazônia, a partir da expansão do grupo de comunicação na Região Norte do País.

Neste momento de dor, a Casa Legislativa solidariza-se com familiares, amigos e colaboradores da Rede Amazônica de Rádio e Televisão".

Tião Viana
Governador do Estado do Acre

"Manifesto meu mais profundo sentimento de solidariedade aos familiares, amigos e colaboradores da Rede Amazônica de Televisão, pelo falecimento do pioneiro da comunicação Amazônica Phelippe Daou.

Homem visionário, entusiasta da comunicação e da Amazônia, Daou instalou, juntamente com Milton Cordeiro e Joaquim Margarido, as primeiras emissoras de TV na região. No Acre, por exemplo, fundou a primeira emissora de televisão do estado – a TV Acre -, em 16 de outubro de 1974.

Phelippe Daou faleceu aos 87 anos, nesta quarta-feira, 14, em decorrência de infarto, no Hospital Sírio Libanês (SP), onde fazia tratamento de saúde.

Permanecem o carinho e a gratidão pelos serviços prestados à Amazônia. Em virtude do ocorrido, decreto luto oficial de três dias".
Prodam

A Prodam manifesta o profundo sentimento de solidariedade aos familiares, amigos e colaboradores da Rede Amazônica de Televisão, pelo falecimento do pioneiro da comunicação Amazônica Phelippe Daou.Centro Educacional LiteratusO Centro Educacional Literatus (CEL) vem a público manifestar o mais profundo pesar pelo falecimento do jornalista, empresário e fundador da Rede Amazônica Phelippe Daou, que deixa como legado uma belíssima trajetória marcada pelo pioneirismo na comunicação da Região Norte, defesa da Zona Franca de Manaus, geração de empregos, disseminação da cultura regional, respeito ao próximo, amor e dedicação à família. Diante desta perda irreparável, a instituição se solidariza com familiares e amigos de Daou.
Vanessa Grazziotin
Senadora do Amazonas"Presidente Renan, gostaria de prestar minhas condolências não só a família mas também a família profissional do Dr. Philippe Daou. Ele dizia que talvez fosse a pessoa que tivesse a maior família, porque tratava todos os funcionários da Rede Amazônica de Comunicação como sua família. Ele era importante para todos nós da Amazônia porque era um defensor. Ele agia as vezes com muito mais contundência do que os parlamentares defedendo a Amazônia e defendendo o desenvolvimento sustentável. Não só o Amazonas, a Amazônia, mas o Brasil inteiro está de luto."- A senadora pediu a palavra para registrar suas condolências durante a sessão de hoje.

Elaine de Souza Saldanha
Presidente Sinepe-Am

"O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe/Am) manifesta profundo pesar pelo falecimento do presidente e fundador da Rede Amazônica, Phelippe Daou. Reconhecendo sua incontestável contribuição para a comunicação da região Norte, o Sinepe/AM expressa solidariedade à família e amigos do empresário".


Eduardo Braga
Senador do Amazonas

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/