Após 16 dias da subida, Rio Negro volta a descer em Manaus

MANAUS – A subida de 81 centímetros (cm) do rio Negro nos últimos 16 dias era apenas repiquete. De acordo com a medição diária realizada no Porto de Manaus, o rio voltou descer no último sábado (14). Desde então, o nível da água já recuou 8 cm e chegou a 16,65 metros (m). O comportamento já havia sido previsto pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) no Portal Amazônia.

O Negro parou de subir em 29 de outubro, quando alcançou 15,92 m. A partir daí, o seu nível de elevação acelerou até o dia 12 de novembro, quando chegou a subir 12 cm em um dia. Desde então, o ritmo de subida perdeu força até o dia 14, quando voltou a descer.O geólogo do CPRM, André Santos, já havia alertado que o comportamento do Negro em Manaus era um repiquete. “O que estamos vendo em Manaus é efeito do repiquete a rio acima do seu curso, em São Gabriel da Cachoeira”, avisou.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade