Apenas 50% da população amazonense utiliza Tarifa Social de Energia Elétrica


Com a Tarifa Social, as contas de energia ganham descontos. Foto: Eletrobras/DivulgaçãoMANAUS – No Amazonas, cerca de 300 mil consumidores residências têm acesso Tarifa Social de Energia Elétrica, mas apenas 50% utilizam. O Portal Amazônia entrevistou o diretor-presidente da Eletrobras Distribuição Amazonas, Antônio Paiva que falou sobre os descontos e como os amazônidas podem ter acesso a tarifa reduzida. Regulamentada pela lei nº 12.212, de 20 de janeiro de 2010 e pelo decreto n° 7.583, de 13 de outubro de 2011, o benefício é um desconto criado pelo Governo Federal para a redução no valor das contas de luz. A Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício decretado pela Agência Nacional de Energia Elétrica destinado às famílias brasileiras de baixa renda. O valor descontado varia entre 10% a 65%.  Os descontos pertinentes à Tarifa Social de Energia Elétrica são graduais e aplicados da seguinte forma:1 – Para a parcela do consumo mensal de energia elétrica inferior ou igual a 30 kWh, o desconto é de 65%;
2 – Para a parcela do consumo mensal superior a 30 kWh e inferior ou igual a 100 kWh, o desconto é de 40%;
3 – Para a parcela do consumo mensal superior a 100 kWh e inferior ou igual a 220 kWh, o desconto é de 10%;
4 – Para a parcela do consumo mensal superior a 220 kWh, não incide desconto;
5 – As Subclasses Residencial Baixa Renda Indígena têm direito a desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh por mês;De acordo com Paiva, apenas pessoas cadastradas no Número de Identificação Social (NIS). “Com a inscrição no Nis, a população tem acesso a qualquer programa social do Governo. É necessário procurar a prefeitura de sua cidade e levar documentos e no caso dos indíginas o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (Rani). Em seguida, as informações serão encaminhadas ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome para que seja feita a análise dos dados”, contou. Número baixoDo número total de consumidores residenciais que podem usar a Tarifa Social de Energia Elétrica apenas 50% utilizam o benefício. “Nosso objetivo agora é atingir a outra metade. Vamos iniciar ações para explicar para a população como deve ser feito o cadastro no programa. Queremos intensificar essa informação para que todos possam usufruir do projeto”, afirmou. Os interessados em saber mais como participar da ‘Tarifa Social de Energia Elétrica’ podem ir a qualquer agência da Eletrobras Amazonas para fazer a solicitação do benefício. “É necessário que o cidadão apresente o número do Cartão Social, realizar o cadastro e na próxima fatura já haverá o desconto”, garante Paiva.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade