Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Amazônia ganha Fórum Integrado de Secretários da região

MANAUS – Com o objetivo facilitar a implementação de ações interestaduais integradas na Amazônia Legal foi criado nesta quinta-feira (19), em Belém (PA), o Fórum Integrado de Secretários da Amazônia. Além disso será elaborada uma rede de atores conjuntos que facilitarão a execução de ações públicas integradas entre os governos na região.
Para o coordenador do Unicef em Belém, Fábio Morais, a proposta de criação do Fórum é um marco no contexto histórico brasileiro. “Isso se dá na medida em que as pessoas passam ao centro da agenda político-institucional sem que com isso diminua a importância das questões econômicas e ambientais, mas significando que a promoção de direitos dos amazônidas se estabelece enquanto base e princípio frente toda e qualquer prioridade nessa região”, avaliou.
Na data, Belém sediou o Encontro com os Secretários Estaduais de Assistência Social, Saúde, Educação, Direitos Humanos e Socioeducação, no Palácio do Governo. A iniciativa foi proposta pelos governos do Pará e Mato Grosso, com o apoio do Unicef, ONU Habitat e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
Para orientar esta estratégia do Fórum, o Imazon divulgou durante o evento o Índice de Progresso Social (IPS) da Amazônia, que usa o mesmo método estatístico do IPS global, mas com uma diferença: adota indicadores que refletem a realidade social do território.
No caso da Amazônia brasileira, o índice avalia cada um dos 772 municípios, enfatizando as diferenças sociais e ambientais. A escolha dos indicadores foi baseada na confiabilidade das fontes dos dados, acessibilidade, abrangência e atualização. O Governo do Pará é o primeiro da região a adotar o IPS como referencial para construção do marco de desenvolvimento estadual.
“Já passou da hora de nós, enquanto amazônidas, nos posicionarmos melhor diante de alguns desafios que nos são impostos. Quero festejar hoje esta atitude, uma vez que ela já significa o enfrentamento de uma questão que muitas vezes não percebemos, mas que é muito forte, que é o processo de integração regional”, disse o governador paraense Simão Jatene durante o encontro.
“É fundamental que sejamos capazes de identificar o que nos liga e que também sejamos capazes de potencializar isto no sentido de uma ação conjunta e coletiva para os nossos Estados. Vejo este momento com muita esperança”, completou.
Governos
O Encontro dos Secretários de Estados da Amazônia Legal precedeu o Encontro de Governadores da Amazônia Legal, que ocorre nesta sexta-feira (20). O evento reunirá os nove governadores da Amazônia Legal para traçar linhas de ação sobre diversos temas, incluindo o enfrentamento de desafios comuns, como a crise econômica, a pactuação de uma agenda voltada à infância e a definição de estratégia dos Estados da Amazônia para 21ª Conferência do Clima, a COP-21.
Ao final do evento, será lançada a Carta Belém, com as propostas e compromissos firmados entre os Estados participantes. A união entre os governadores do Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins é exercício do protagonismo da Amazônia na promoção do desenvolvimento sustentável da região, que tem características únicas e diferentes do restante do país, o que exige soluções igualmente distintas no enfrentamento das dificuldades e no fomento da produção. Neste sentido, o encontro consolida, ainda, a estratégia integrada que vem sendo elaborada pelos Estados ao longo de onze Fóruns de Governadores da Amazônia.
A Amazônia Legal corresponde a 62% do território nacional e é a área na região da floresta amazônica que compreende nove Estados brasileiros: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima e parte do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. O objetivo da criação da Amazônia Legal foi promover e planejar o desenvolvimento da região, uma vez que, apesar dos avanços verificados nos últimos anos, ela ainda enfrenta disparidades no desenvolvimento.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/