Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Agências da ONU lançam campanha contra xenofobia em Roraima

Agências da ONU lançam campanha contra xenofobia em Roraima
Nos últimos anos, o Norte do Brasil passou a ser o centro dos debates sobre o fenômeno da migração no país. Segundo o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), em 2017, mais de 21 mil venezuelanos solicitaram refúgio ao governo brasileiro, sendo 16 mil só no estado de Roraima.

Por isso, segunda-feira, (18), Dia Internacional dos Migrantes, o UNFPA e a Rede Acolher, da Universidade Federal de Roraima, lançaram a campanha “E se Fosse Você”, em Boa Vista (RR). Nela, as entidades, com o apoio de outras agências das Nações Unidas, trazem mensagens de empatia, solidariedade e união entre os povos. 
Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

“A ideia da iniciativa é aproximar a população local dos migrantes, a partir do conceito de que estamos todos em constante movimento em busca de nossos sonhos e de melhores condições de vida. Entretanto, nem todos se deslocam e deixam as suas casas porque querem, mas porque precisam”, diz a UNFPA, em comunicado.

A campanha contará com vídeos para as redes sociais e outdoors nas ruas de Boa Vista. Na manhã de hoje, artistas do grupo teatral Locômbia fizeram uma intervenção artística nas ruas de Boa Vista, com a participação de migrantes.

A campanha tem o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Escritório Regional para América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) e Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Hoje, em mensagem para o Dia Internacional dos Migrantes, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu mais solidariedade com os 258 milhões de migrantes de todo o mundo. Para ele, é preciso reconhecer as contribuições e os benefícios econômicos, sociais e culturais gerados pelos migrantes. Entretanto, disse que o sentimento de hostilidade tem crescido ao redor do mundo e, por isso mesmo, a solidariedade nunca foi tão urgente como agora.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/