Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Ação oferece serviços sociais e de saúde a venezuelanos em Manaus

Ação oferece serviços sociais e de saúde a venezuelanos em Manaus
Diante do crescente fluxo de refugiados venezuelanos que chegam a Manaus, um grupo de jovens profissionais e representantes de organizações sociais se unem para realizar a 4.ª edição do Grito de Paz, que acontece neste sábado, dia 9, no Espaço Pedras Vivas.

Manaus é a segunda capital do país que mais recebe venezuelanos, perdendo apenas para Boa Vista. Dados do Ministério da Justiça demonstram que nos anos de 2016 e 2017 o Amazonas recebeu 2.577 solicitações de refúgio. Números da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) apontam que mais de 600 indígenas warao chegaram á capital no ápice migratório.
Foto:Reprodução/Rede Amazônica
O maior obstáculo encontrado pelos imigrantes que chegam a Manaus é a falta de moradia. Vulneráveis devido a falta de dinheiro e oportunidades de emprego, a saída que muitos venezuelanos encontram é a ocupação de prédios abandonados e pequenos espaços, como o caso dos indígenas venezuelanos da etnia warao, que acamparam no entorno do Terminal Rodoviário de Manaus até serem transferidos pelo Governo do Estado para um abrigo do Serviço de Acolhimento Institucional de Adultos e Famílias, em frente a Feira do Coroado.

Ajuda

Segundo os organizadores, essa edição será diferente das anteriores, por se tratar de uma ação social em prol dos refugiados que buscam recomeçar a vida na capital. Realizada no Espaço Pedras Vivas, a ação vai oferecer atendimentos médicos, odontológicos, fisioterápicos, estéticos e jurídicos.

Para a realização do evento, a organização afirma a necessidade de profissionais dispostos a ajudar. “Todo tipo de profissional é bem vindo. Vamos levantar um grande exército de cidadãos. Um reino de amigos. E vamos mobilizar nossa cidade, manifestando o amor ao próximo”, diz o publicitário Ely Barbosa, coordenador do evento.

A oferta desses serviços é necessária devido ao aumento no fluxo migratório de venezuelanos. Estima-se que 40 mil imigrantes venezuelanos já tenham entrado no Brasil pela fronteira com Roraima. O publicitário também explica que objetivo é dar dignidade e apoio humanitário ao estrangeiro. “É um forma de oferecer serviços que, de outra maneira, eles não teriam acesso, como atendimento médico e odontológico”, afirma o coordenador do evento.

Serviço

O quê: Ação social “Grito de Paz”

Data: 09/06

Horário: 9h

Local: Espaço Pedras Vivas

Endereço: Av. Pedro Teixeira, 2650, Chapada 

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/