Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quarta, 27 Janeiro 2021

Professor Daisaku Ikeda recebe título de doutor Honoris Causa da Ufam, em Manaus

Professor Daisaku Ikeda recebe título de doutor Honoris Causa da Ufam, em Manaus
O professor, filósofo, poeta e fotógrafo Daisaku Ikeda, líder da Soka Gakkai Internacional (SGI), uma das mais renomadas instituições não governamentais do mundo, será agraciado com o título de doutor Honoris Causa a ser concedido pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) nesta quarta-feira, 21, às 16h30, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES). No ato, que terá a presença de autoridades locais, de gestores da Ufam e do consulado japonês, o reitor da Universidade Soka, Yoshihisa Baba, representará o laureado.
Foto:


A honraria será entregue pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, durante a solenidade de assinatura do protocolo de intenções entre a Ufam e a Universidade Soka. A aproximação entre as duas entidades é no sentido de promover a mobilidade estudantil e fortalecer propósito de internacionalização da Federal do Amazonas. “Concretizar essa parceria com a Soka Internacional é, sem dúvida, um grande passo para a nossa Ufam, o que muito nos orgulha pela notabilidade dessa instituição japonesa”, comemora o professor Sylvio Puga.


Durante visitação do reitor japonês à Ufam, haverá a inauguração da sala que será destinada à gestão das atividades do futuro convênio, localizada no Centro de Convivência da Ufam, às 16h, no setor Norte do Campus Sede. Antes, a comitiva será conduzida numa caminhada pelas dependências da Universidade para conhecer a biodiversidade e a floresta no entorno das edificações.


Sobre o homenageado


Com formação eclética que abrange filosofia, educação e religiosidade, o professor Ikeda é um líder budista e um humanista completo. Nascido em 1928, ele cresceu durante o governo militar japonês durante a Segunda Grande Guerra, experiência que o conduziu à busca por erradicar as causas fundamentais do conflito humano.


Formou-se em Economia pela Escola Superior Fuji e, ainda em 1947, associou-se à Soka Gakkai. No ano de 1960, chegou à presidência da Instituição, passando a estruturar a sua presença em diferentes países e fazendo surgir a Soka Gakkai Internacional. Hoje, a SGI já chegou a cerca de 200 países realizando ações de favorecimento e bem-estar das pessoas ao redor do mundo.


Além disso, Ikeda fundou, ao longo dos anos, entidades educacionais e culturais, incluindo o Sistema Escolar Soka, a Associação de Concertos Min-On e o Museu de Arte Fuji de Tóquio. Pelo destaque ao promover paz, cultura e educação, ele já recebeu mais de 300 títulos como este que será oferecido pela Ufam e, inclusive, ocupa a cadeira de número 14 da Academia Brasileira de Letras (ABL), desde 1993, na condição de sócio correspondente.

Veja mais notícias sobre Cidadania.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 27 Janeiro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/