Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

ONU realiza cursos de manicure e pedicure para refugiadas e migrantes venezuelanas em Manaus

ONU realiza cursos de manicure e pedicure para refugiadas e migrantes venezuelanas em Manaus
Como dizer “rojo” ou “amarillo” em português? Aprender cores e tintas em um novo idioma, além de técnicas básicas e avançadas de manicure e pedicure, tem sido a nova rotina de 25 venezuelanas moradoras do bairro do Coroado, Zona Leste de Manaus.
Foto:Felipe Irnaldo/ACNUR Brasil


Uma parceria da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) promoveu em outubro e novembro um curso de qualificação profissional para refugiadas e migrantes moradoras do bairro, com o objetivo de gerar e renda e facilitar sua integração local, econômica e social. O encerramento do curso foi na última sexta-feira (27).


O projeto recebe o apoio financeiro da União Europeia por meio de seu Instrumento para a Estabilidade e a Paz (IcSP, sigla em inglês), que tem ajudado a fortalecer a resposta aos venezuelanos na região norte do Brasil.


As aulas acontecem na Escola Estadual Deputado Josué Cláudio de Souza, e são ministradas pela venezuelana Jennifer Olaizola, 35. Esteticista há 18 anos, ex-empresária e dona de salão de beleza na cidade de Maracay, na Venezuela, ela desembarcou em Manaus há um ano. Uma articulação do ACNUR com o Cetam possibilitou que ela se tornasse a primeira instrutora refugiada de um curso de qualificação profissional na cidade.


“Sempre trabalhei com manicure e pedicure em vários salões de beleza na Venezuela. Decidi montar o meu próprio salão por lá, mas infelizmente as coisas não caminharam como deveriam. Então veio a decisão de mudar com a família para o Brasil. Logo em janeiro fui contratada por um salão que me abriu as portas. Depois abriu essa nova oportunidade no CETAM, que aceitei para poder ajudar outras pessoas a terem formação como eu tive”, comenta Jennifer.


As aulas contemplam desde práticas básicas de higiene e manuseio correto dos instrumentos até técnicas mais avançadas que podem fazer diferencial no mercado de trabalho. Jennifer usa sua experiência como refugiada não apenas apresentar melhores práticas na profissão, mas também para repassar dicas sobre o idioma e de atendimento como um diferencial para as alunas.


“Ter esse conhecimento vai ser fundamental para as alunas, porque certamente encontrarão oportunidades, considerando que a demanda é muito grande. Elas são muito esforçadas, prestam atenção em tudo, perguntam, aprenderam já a manusear bem os pés, as mãos, e sempre estão dispostas a aprender coisas diferentes. Ser criativo é um destaque”, ressalta.


São aprendizados relevantes para alunas como Odris Carolina Tocuyo, 30, que viajou sete dias de ônibus da cidade de Sucre para Manaus, em agosto desse ano. Engenheira industrial formada, ela viu no curso uma oportunidade que pode se transformar em renda principal no Brasil.


“Foi uma chance que surgiu meio que de forma inesperada. As aulas já tinham começado quando um amigo me contou, então vim na escola saber mais informações. A professora Jennifer me acolheu de braços abertos, fui conhecendo mais e tomando gosto sobre o trabalho. O que aprendi aqui e as amizades que fiz ficarão para sempre”, comenta Odris sorrindo.

Foto:Felipe Irnaldo/ACNUR Brasil


Antes mesmo de terminar o curso, Odris já conseguiu um emprego próximo de casa, o que ajuda a cuidar da família.


“Hoje trabalho num salão perto de casa! Nem acredito que isso aconteceu tão rápido. Estou muito agradecida por tudo o que o curso me ofereceu e por essa oportunidade de conseguir um dinheiro para sustentar minha família e ficar mais perto deles”, finaliza.


Fortalecimento da resposta


A parceria entre ACNUR e Cetam faz parte de uma estratégia no fortalecimento da resposta aos venezuelanos na região norte do Brasil e na promoção da proteção de populações em maior situação de vulnerabilidade.


De acordo com a Polícia Federal, cerca de 212 mil venezuelanos encontram-se no país, sendo 115 mil solicitantes de refúgio e 97 mil residentes temporários. Segundo estimativas das Nações Unidas, quase 4,5 milhões de venezuelanos já deixaram seu país.


“O trabalho do ACNUR tem como principal objetivo garantir devida proteção e oportunidade a refugiados, solicitantes de refúgio, apátridas e pessoas que tiveram que se deslocar de maneira forçada de seu país. O propósito é garantir que essas pessoas tenham acesso a direitos básicos como qualquer outra pessoa, nacional ou estrangeira aqui no Brasil. Isso inclui promover oportunidades de emprego e integração local,  estimulando a convivência pacífica entre refugiados e a comunidade local. O impacto desse curso está dentro dessa estratégia”, destaca Catalina Sampaio, chefe do escritório do ACNUR em Manaus.





Veja mais notícias sobre Cidadania.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/