Brasileiros que estão na Venezuela já podem retornar ao Brasil

"O Ministério das Relações Exteriores informa que, em função das gestões realizadas por meio da Embaixada do Brasil em Caracas e do Vice-Consulado em Santa Elena de Uairén, as autoridades venezuelanas abrirão a fronteira para os turistas brasileiros que desejarem voltar para o Brasil, todos os dias, às 14h, enquanto durar o fechamento da fronteira determinado pelo governo da Venezuela", diz a nota.
A garantia veio após reunião, realizada no início da tarde desta segunda-feira (19), entre diplomatas brasileiros e venezuelanos com membros da Secretaria Extraordinária de Assuntos Internacionais de Roraima (Seai-RR) no vice-consulado do Brasil em Santa Elena do Uiarén, na Venezuela.
"Os brasileiros que se encontram na região de fronteira e desejam retornar ao Brasil devem procurar o Vice-Consulado em Santa Elena de Uairén, para incluir seus nomes na lista que será entregue às autoridades venezuelanas de fronteira", finaliza a nota.
De acordo com informações da Seia-RR, a reunião foi uma decisão da governadora Suely Campos, que determinou a ida de uma comissão da secretaria para negociar o resgate de turistas brasileiros presos no país vizinho. Segundo o Itamaraty, negociações da chancelaria brasileira em Caracas foram importantes para o bom resultado da reunião.
Para cruzar a fronteira em segurança, os brasileiros devem fazer contato com a Seia-RR, pelo fone +55 95 99146 9977, ou pelo número da Venezuela 0414 845 8850, para colocar o nome na lista e depois se apresentar às 14h para a Guarda Venezuelana, no Fuerte Roraima, localizado em frente à estrada que dá acesso ao aeroporto de Santa Elena de Uairem, para que a passagem seja efetuada.
“É importante seguir esse procedimento para atravessar a fronteira em segurança. Nosso governo tem conversado diariamente com autoridades venezuelanas desde o agravamento dessa crise que culminou com o fechamento da fronteira, para garantir assistência aos brasileiros, sejam aqueles que estavam a turismo na Venezuela como os residentes no país que queiram regressar para o Brasil”, disse Suely Campos.
Segundo o Governo de Roraima, nesta segunda-feira (19), estão prontos para atravessar a fronteira 35 turistas, que estavam retidos em Santa Elena desde o fechamento da fronteira com o Brasil no dia 13 deste mês.
Veja mais notícias sobre Internacional.
Comentários: