Brasileiros denunciam Maduro por genocídio e crimes contra a humanidade em Haia

Foto:Reprodução/EBC

A advogada brasileira Janaína Paschoal e o jurista Hélio Bicudo, coautores do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, protocolaram uma denúncia no Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, contra o presidente da VenezuelaNicolás Maduro, por genocídio e crimes contra a humanidade. As informações são da agência ANSA.

O documento de 22 páginas foi apresentado dia 8 e também é de autoria dos advogados Maristela Basso e Jorge Paschoal. As acusações contra Maduro são de “violar de forma sistemática direitos humanos fundamentais” através de “assassinatos, tortura sistemática, aprisionamento em massa por razões políticas.”

Eles apontam ainda que a Venezuela “se transformou em uma ditadura sangrenta, em especial após a criação da Assembleia Nacional Constituinte, não havendo mais um sistema de freios e contrapesos em vigor ou mesmo independência dos Poderes, estando todos à mercê de Maduro.”

A Assembleia Nacional Constituinte determinou em agosto que o órgão poderia aprovar todas as leis. Essa função cabia antes ao Congresso, de maioria oposicionista.

Outros países já denunciaram o presidente venezuelano pelos mesmos motivos. A Colômbia e o Chile notificaram o TPI em julho deste ano. As acusações foram de “graves violações aos direitos internacionais” desde quando era ministro das Relações Exteriores, em 2008.

O TPI atua em casos de crimes de guerra e contra a humanidade, além de genocídios. Sua sede fica localizada em Haia, Holanda.

Qualquer pessoa pode enviar uma denúncia, que é analisada pela procuradoria se a situação está dentro dos parâmetros estabelecidos no Estatuto de Roma.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade