Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Bloco Girassol Folia vai percorrer ruas de Manaus com mensagens contra abuso infantil no Carnaval

Bloco Girassol Folia vai percorrer ruas de Manaus com mensagens contra abuso infantil no Carnaval
Para prevenir situações de abuso e exploração de crianças e adolescentes no Carnaval, o Serviço de Abordagem Social Girassol, do Núcleo de Assistência a Criança e Família em Situação de Risco (NACER), realizará ações de conscientização e fiscalização durante o período da folia em Manaus. A Rede Amazônica vai participar da caminhada por meio do projeto 'Aproximar Muda Tudo'.

As atividades começam nesta sexta (15), às 16h, com o Bloco Girassol Folia, que percorrerá as principais ruas do Parque Dez, zona centro-sul da capital, levando informação sobre como prevenir e denunciar possíveis casos de violação de direitos da população infanto-juvenil.
 
Foto: Divulgação/Agência Brasil 
A ação será promovida em parceria com o Conselho Tutelar, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro da União, o Projeto Tchibum e a banda do Abrigo Moacyr Alves. Além disso, gestores de escolas da região também serão convidados a participar.

Segundo a assistente social do Girassol, Rosiane Menezes, o bloco deve reunir cerca de 60 pessoas que trabalharão na orientação do público.  “Durante o período do Carnaval, tornam-se comuns casos de consumo de álcool e drogas por adolescentes, abuso e exploração sexual de menores e exploração do trabalho infantil. Com essa ação, pretendemos alertar a sociedade sobre a importância de se envolver e não fechar os olhos para estas situações”, explica Rosiane. 

A campanha do Serviço de Abordagem Social Girassol continuará com a presença de uma unidade móvel nas principais bandas e blocos da cidade. Na oportunidade, serão distribuídos crachás de identificação de menores, contendo nome, filiação e contato do responsável.

A equipe de abordadores sociais também fiscalizará o cumprimento da portaria 001/2019-GJ / JIJI, que regulamenta a entrada, permanência e participação de crianças e adolescentes nos locais de festas e nos desfiles das escolas de samba de Manaus no Carnaval deste ano. Entre as regras estabelecidas, está a proibição da entrada e permanência de crianças menores de cinco anos em bandas e blocos carnavalescos, em locais públicos ou privados, mesmo que acompanhadas dos pais ou responsáveis.

“É necessário que pais e responsáveis verifiquem se o ambiente a qual estão expondo os pequenos é adequado para a idade. As crianças podem curtir a folia, desde que seja garantida sua saúde e segurança. Além disso, recomendamos a identificação através de crachás, para facilitar a localização caso o menor se perca. Outra medida que pode ser tomada é o estabelecimento de pontos de encontro no local”, orienta a assistente social.

Ainda serão observadas situações de exploração da mão de obra infanto-juvenil. “Conversaremos com os ambulantes com o intuito de sensibilizá-los. Se não houver acordo, entraremos em contato com o Conselho Tutelar, que é o órgão responsável, para que as medidas cabíveis sejam tomadas”, complementa Rosiane.

O Serviço de Abordagem Social Girassol teve início em 2016 e reúne uma equipe multidisciplinar que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos. A iniciativa promove atenção às necessidades imediatas das pessoas atendidas, incluindo-as na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos direitos.
 

Veja mais notícias sobre Carnaval.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/