Belém terá programação de réveillon gratuita nos distritos e no Portal da Amazônia

Na tarde desta sexta-feira (27), foi realizada uma reunião para acertar os últimos detalhes da programação de fim de ano gratuita preparada pela Prefeitura de Belém. O encontro, na sede da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), e contou com a presença de servidores da Fumbel e representantes dos distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, além dos artistas que se apresentarão nos eventos.

A programação, preparada desde o mês de outubro, é parte do calendário oficial de eventos da Prefeitura, executado pela Fumbel com o apoio da Guarda Municipal de Belém (GMB), da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), das agências distritais e outros órgãos.

“A gente chama os artistas e os representantes dos distritos para participarem dessa reunião para organizar o mapa de pauta, para que eles saibam como eles terão acesso ao espaço do evento, como o evento vai ser realizado e outras coisas. Esse evento leva muitas pessoas para a rua, então nós precisamos estar organizados para que tudo ocorra bem”, explicou a diretora de Ação Cultural da Fumbel, Silvia Lovaglio.

Foto: Yasmim Vasconcelos/Divulgação

Programação

No Portal da Amazônia, as comemorações começam às 20h ao som da Banda Orlando Pereira. Em seguida, quem agita o público é o grupo Vem-Ver-O-Peso do Samba. E quem encerra a noite de festa ao som de muito samba é o grupo Sambloco. Além das atrações musicais, a Prefeitura de Belém também preparou a tradicional queima de fogos à meia-noite, que este ano vai ter duração de dez minutos.

Na ilha de Mosqueiro, o evento será realizado em dois lugares: na praça Matriz, a partir das 22h, com as apresentações da cantora Cínthia Melo e da Banda Chorando pra Cachorro, e na praia do Farol, também a partir das 22h, com Djs e o cantor Plínio do Cavaco.

Em Outeiro, a festa será a partir das 22h com Djs e em seguida com a apresentação de Bianca Furtado e Banda, na praça da praia Grande.

Já no distrito de Icoaraci, quem comanda a festa é o cantor Bruno Benitez e o Dj Fabrício, na orla, a partir das 22h.

“A gente montou um belo repertório, queremos agradar todo o público com muito samba, axé, pagode e outros ritmos. Vamos fazer o melhor para que o público aproveite a virada do ano da melhor forma possível”, disse o cantor e compositor Plínio do Cavaco, que pela primeira vez se apresenta no réveillon municipal.

Além de levar entretenimento para o público com as atrações culturais, a festa também tem como objetivo valorizar os artistas e a cultura da terra. “O réveillon é um evento mundial, mas a gente sabe que aqui ele é o início do Carnaval, que o público quer dançar, sambar e aqui nós temos muitos artistas que são excelentes, de quem o público gosta. Então a gente busca valorizar essas grandes atrações, fazendo uma festa que agrade a todos os públicos. Teremos um réveillon de paz e muita diversão”, ressaltou Silvia Lovaglio.

Foto:Divulgação/Sambloco

Trânsito

A Semob vai deslocar agentes para pontos específicos, onde tradicionalmente ocorrem festas e grande aglomeração de veículos. Portal da Amazônia, orla de Outeiro, distrito de Icoaraci, distrito de Mosqueiro, Estação das Docas e avenida Almirante Barroso com travessa Enéas Pinheiro terão agentes de trânsito da Semob controlando o tráfego.

Para quem vai para o Portal da Amazônia festejar é importante saber como vai funcionar o trânsito nas redondezas. Uma viatura da Semob  fará o bloqueio da rotatória da avenida Bernardo Sayão com a rua do Portal e uma viatura fará o bloqueio da rua do Portal com a rua Osvaldo de Caldas Brito, das 21h às 3h.

Para quem vai para Mosqueiro, a Semob garantirá 15 ônibus extras para o trajeto Belém-Mosqueiro na terça-feira, 31, nos dois turnos. Na manhã de quarta-feira, 1, serão colocados a disposição 15 ônibus extras em direção ao distrito.

Segurança

Mais de 170 guardas municipais trabalharão em escala extra. O esquema de segurança contará com o apoio de 12 viaturas, além de 18 motocicletas e dois cães. O Grupamento de Ações Táticas (GAT) e a Ronda da Capital (Rondac) farão a segurança no Portal da Amazônia com 80 agentes, quatro viaturas e seis motocicletas. Duas viaturas com dez agentes estarão dando apoio à Policia Militar durante a programação na Estação das Docas.

Na orla do Cruzeiro, no distrito de Icoaraci, estarão atuando 25 guardas com o apoio de duas viaturas. No estacionamento da praia Grande, em Outeiro, a segurança será reforçada com 25 guardas do grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac), dois cães e duas viaturas.

A ilha de Mosqueiro receberá segurança em dois pontos, na praça da Matriz, com 15 agentes de segurança municipal e duas viaturas, e na praia do Farol, com o efetivo de 15 guardas do grupamento Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e dez motocicletas.

A Guarda Municipal de Belém (GMB) recomenda que as pessoas não levem para as comemorações de rua garrafas de vidro, evitem deixar celulares nos bolsos de trás das roupas e andem com bolsas e mochilas viradas para a frente do corpo. Em casos de ocorrências, a população pode ligar para o número 153. O atendimento é 24h.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

No calendário nacional, São João no Parque Anauá conta com plano integrado de segurança

No total, 180 espaços de empreendedorismo foram disponibilizados para esta edição do São João no Parque Anauá e, para garantir a tranquilidade dos visitantes, as forças de segurança estão unidas em um plano integrado.

Leia também

Publicidade