Manaus 30º • Nublado
Quinta, 21 Outubro 2021

Jornada Internacional de Arqueologia: evento on-line aborda repatriação de mortos em guerra

Discutir a "Repatriação de mortos em conflitos de guerra" é o objetivo da I Jornada Internacional de Arqueologia e Antropologia Forense: rompendo barreiras do saber e da práxis, a ser realizada no dia 16 de março, às 14h (hora Manaus), por meio da plataforma Google Meet. Promovida pelo Laboratório Interdisciplinaridade das Ciências Sociais na Amazônia, do Programa de Pós-graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), o evento terá como convidado o antropólogo forense do Department of Defense POW/MIA Accounting Agency, Matthew C. Go.


Foto: Unsplash/Reprodução

 A I Jornada é voltada para estudantes de pós-graduação, em especial, aqueles que dominam o idioma inglês. Interessados em participar devem efetuar inscrição por meio do e-mail até o dia do evento.

Estudantes do PPGSCA podem ser creditados pela participação bastando frequentar as seis edições do evento, a serem realizadas em três meses, sendo duas em cada. Para tanto, é necessário efetuar a matrícula na disciplina Tópicos Especiais I, código PGSCA 568, no E-campus.

Coordenadora da I Jornada, a professora Marilene Corrêa, destaca que a escolha do tema se deve à intenção de formar profissionais habilitados a trabalhar na área de Antropologia Forense. "O assunto é muito delicado porque passa pelo reconhecimento dos mortos que predominantemente é feita pelos médicos, pelos biomédicos; nos outros países, se não tiver a certificação antropológica nem se faz esse repatriamento, porque a presença de uma antropologia física é essencial para o estudo da evolução dos tipos humanos e é por isso que ela é essencial para a expansão da empregabilidade das pessoas que querem se formar em Antropologia Forense. Esse é um mercado de emprego essencial para essa relação natureza e cultura e que está em pleno campo de expansão", expôs a docente.

Sobre Matthew C. Go

Formado em Arqueologia pela Universidade Simon Fraser, no Canadá, Matthew C. Go possui mestrado e PhD em Antropologia pela Universidade de Illinois, além de ser certificado em Ciências Forenses pela Universidade Simon Fraser. 

Veja mais notícias sobre EducaçãoAgenda.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 21 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/