Acordo automotivo entre Brasil e Colômbia entra em vigor

Com a abertura do País ao comércio exterior, mais um acordo comercial avançou para impulsionar a indústria brasileira. Portaria publicada nesta sexta-feira (22) pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) zerou tarifas de importação de veículos entre o Brasil e a Colômbia.
O acordo havia sido firmado há dois anos, foi oficializado no ano passado, e somente agora passa a vigorar. Além da indústria automotiva, o acordo prevê melhor acesso ao mercado colombiano para produtos têxteis e siderúrgicos.
“Entendemos que este será um grande impulso ao mercado de veículos brasileiros, que vem melhorando seu desempenho e terá na Colômbia um excelente mercado, em função da proximidade geográfica”, avalia o ministro da pasta, Marcos Pereira.
Neste ano, o setor automotivo foi um dos destaques na economia brasileira. Após dois anos de queda, ele voltou a crescer e deve registrar exportações recorde, nas contas da Associação Nacional dos Fabricantes. de Veículos Automotores (Anfavea).
De acordo com a entidade, as montadoras já exportaram 700,9 mil veículos de janeiro a novembro, um recorde para o setor, que havia vendido 457,3 mil automóveis ao exterior no ano passado e deve fechar este ano com exportações de 745 mil unidades.

Foto: Divulgação / APPA
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade