Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

1 milhão de venezuelanos migraram para a Colômbia em 2017

1 milhão de venezuelanos migraram para a Colômbia em 2017
Pelo menos 1 milhão de pessoas saíram da Venezuela e migraram para a Colômbia no último ano, de acordo com um alto funcionário da Cruz Vermelha, citado pelos jornais locais.

"Sabemos que cerca de 1 milhão de pessoas entraram na Colômbia através de pontos migratórios oficiais, mas não sabemos quantas entraram através de canais migratórios ilegais", explicou Emanuele Capobianco, diretor de saúde da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. 

No entanto, segundo ele, nem todos os venezuelanos permaneceram em território colombiano, alguns apenas usaram o país como passagem para outras regiões.

Além disso, algumas pessoas rumaram à Colômbia para conseguir empregos temporários e retornaram à Venezuela.
Foto: Reprodução/ANSA
Capobianco também apontou que tal fluxo teve início na metade de 2017, quando a crise venezuelana se intensificou. Além disso, o diretor disse que 37 mil pessoas atravessam a fronteira colombiana diariamente.

Capobianco descreveu a situação como "uma crise humanitária que deve ser melhor enfrentada", com políticas de saúde pública para combater o aumento da malária e outras graves doenças que atingem os imigrantes. 

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/