Shopping de Manaus produz CD com releituras de canções natalinas em ritmo de toada; ouça as músicas

O projeto tem direção geral do renomado produtor cultural André Guimarães, produção musical do maestro Sidney Rezende e participação de vozes de várias gerações da toada amazonense

Neste Natal, o Manauara Shopping terá um atrativo a mais para o público e os amantes da cultura do Amazonas: o álbum “Natal Manauara”, um projeto musical com versões de temas natalinos em ritmo de boi-bumbá. A releitura das canções é um presente do Manauara Shopping para a cidade de Manaus.

Com a produção musical do consagrado Sidney Rezende e vozes inconfundíveis como as de David Assayag, Sebastião Júnior e Márcia Siqueira, o álbum trará versões emritmo de toada amazonense de canções clássicas natalinas, como: “Noite feliz”, “Jingle Bell Rock”, “Bate o sino”, entre outras. Além de tocar no sistema interno de áudio do shopping, as 12 faixas produzidas também estarão disponíveis nas plataformas digitais Spotfy, Deezer e YouTube.

Iniciativa do Manauara Shopping, o projeto tem direção geral do renomado produtor cultural André Guimarães, produção musical do maestro Sidney Rezende e participação de vozes de várias gerações da toada amazonense. Além dos já citados, participaram das gravações os intérpretes Luanita Rangel, Mara Lima, Edilson Santana e Arlindo Neto, este último filho do Pop da Selva Arlindo Júnior, falecido no ano passado.

Confira as versões das músicas natalinas em ritmo de toada:

O produtor executivo André Guimarães explica que todo o processo de produção do álbum mobilizou cerca de 20 profissionais e demandou mais de três meses de trabalho, que envolveu desde a adaptação dos temas de Natal ao ritmo de toada até a maquisição de direitos autorais de algumas das canções. “Foi um desafio, que só foi possível pelo intrínseco apoio de grande profissionais. O projeto mobilizou alguns dos mais importantes artistas do contexto dos bois de Parintins, do contexto amazônico de música, e isso foi muito importante. Num momento tão difícil, de ausência de trabalho, a possibilidade de estarmos ocupando profissionais, de gerar renda para essas pessoas foi um alento”, afirmou André Guimarães.

Adaptação

De acordo com o diretor musical, Sidney Rezende, o projeto representa uma “tradução da poética natalina em ritmo de boi-bumbá” e significou um grande desafio de adaptação, adequando a cadência rítmica de boa parte das canções, que fogem aos 2/4 e 4/4 tradicionais, do compasso das toadas do boi-bumbá de Parintins. 

Cantores locais participaram do projeto. Foto: Divulgação

“É algo inédito. Além dos instrumentos tradicionais do folclore, utilizamos, por exemplo, a guitarra em uma das composições, a música ‘Estrela Guia, que ficou famosa na voz da Xuxa. A música ‘Natal todo dia’ é uma canção popular, uma MPB (Música Popular Brasileira). Não tivemos dificuldade em colocá-la na cadência do boi-bumbá, porém ela continua sendo uma MPB e foi interpretada pelo Sebastião Junior com muita alegria e muita competência. As pessoas vão sentir que em algumas músicas os ajustes fluíram naturalmente na cadência do boi-bumbá, em outras tivemos de fazer adaptações rítmicas”, explicou Sidney, que já foi responsável por inovações importantes nos arranjos musicais do boi-bumbá na década de 90.

De acordo com Rezende, a construção do trabalho primoroso e sem igual no país foi facilitada pelo “auxílio luxuoso” de músicos como Rogério Brandão, Valteir Almeida, Neil Armstrong, Sérvio Túlio, entre outros musicistas que participaram dos arranjos e adaptações. “Estou muito satisfeito com o resultado”, declarou ele, orgulhoso.

 Identidade cultural

A idealizadora do projeto, a gerente de Marketing do Manauara Shopping, Isa Lucena, conta que a iniciativa vinha sendo gestada há mais de um ano, e que em 2020, finalmente a ideia ganhou vozes e instrumentos.

“Este ano, com a impossibilidade da realização do Festival de Parintins, sentimos que as pessoas estavam carentes de uma das suas tradições mais queridas. E consideramos que era o momento ideal para presentear a cidade e os manauaras com essa playlist especial, que une as músicas natalinas ao vibrante ritmo regional”, destacou Isa.

“O Manauara Shopping se orgulha de ser daqui. É um shopping que tem uma profunda ligação com a cultura, com a tradição da Amazônia e uma das coisas que melhor representa a riqueza cultural amazônica é a nossa música”, finaliza. Intérpretes comentam o projeto

Um dos maiores talentos vocais da música amazonense contemporânea, a cantora Márcia Siqueira irá interpretar duas canções no álbum “Natal Manauara”: a tradicional marcha “Boas Festas”, de Assis Valente; e “Bate o sino”, versão brasileira do clássico Jingle Bells.

“Foi muito feliz o processo de gravação, a escolha das canções e bacana a reunião de grandes artistas do boi-bumbá num momento tão especial e tão diferente”, disse Márcia. 

Foto: Divulgação

Mas nem só de nomes consagrados é composta a iniciativa do Manauara Shopping. Também marca presença no álbum o mais novo levantador de toadas do Boi Caprichoso, Arlindo Neto, filho do Pop Da Selva Arlindo Júnior, falecido no ano passado.

“Foi muito importante pra minha carreira, que estou iniciando no boi-bumbá Caprichoso, fazer parte desse projeto incrível, que tenho certeza que vai ser um sucesso. Eu coloquei a voz nessas músicas com muito amor, carinho e muita dedicação. Só tenho a agradecer ao Manauara Shopping por esse convite especial”, disse ele.

Outra representante da nova geração, Luanita Rangel, também comentou o projeto. “A música é capaz de transformar as pessoas. Canções natalinas despertam nossos melhores sentimentos e o ritmo do boi-bumbá é belo, é contagiante. A fusão de ambos é um projeto inovador, que vai emocionar e espalhar muita alegria”, celebrou.

Faixas e intérpretes:

A Estrela Guia – Edilson Santana

Boas Festas – Márcia Siqueira

Estrela Guia – Luanita Rangel

Jingle Bells Rock – David Assayag

Natal das crianças – Arlindo Neto

Natal todo dia – Sebastião Jr

Noite Feliz – Mara Lima

O Bom Velhinho (Sapatinho de Natal) – Arlindo Neto

O Primeiro Natal – Mara Lima

Sino de Belém (Ewaldo Ruy) – Márcia Siqueira

Som bem bom – David Assayag

Vinde e cantai – Edilson Santana

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

IBGE divulga que Brasil tem mais de 8,5 mil localidades indígenas

Pesquisa indica que entre 2010 e 2022 a população indígena cresceu 88,9% e aponta desafios em temas como saneamento, coleta de lixo e educação.

Leia também

Publicidade