Letras de músicas de cantor amazonense viram questões de provas, no Ceará

O cantor amazonense Lorenzo Fortes, de 14 anos, teve letras de suas músicas em questões de provas no ensino fundamental em um colégio particular de Fortaleza, no Ceará. Com o intuito de envolver muito mais os jovens durante as aulas, o professor de Língua Portuguesa Marcos Severiano escolheu letras do cantor que acompanha pelas redes sociais.

“Tudo começou por causa do reality show musical. O lorenzo canta muito. Daí, me chamou muito a atenção. Eu falei uma vez pra ele que, às vezes os grandes vencedores são os que participam de grandes competições e que nem sempre o sucesso é de quem vence a competição. A prova está aí, o moleque é sucesso”, conta o professor de português. 

Foto: Divulgação

A ideia de usar as letras do amazonense em questões de provas no colégio Cientistas do Futuro, onde leciona o professor cearense, foi principalmente pela linguagem jovem que interage diretamente com a faixa etária dos seus alunos. “Os hits de Lorenzo colam como chiclete. Tive a ideia de passar na aula de produção, liguei o projetor e passei seus clipes na sala de aula. Sucesso! Em seguida, pensei em fazer a produção de texto com as letras das músicas. Entrei em contato com Lorenzo e ele me mandou por sedex os dois CDs”, explicou.

De acordo com Marcos Severiano, no momento em que os jovens não gostam muito de ler e interpretar, ele lança mão de estratégias como esta. “Procuro adaptar os textos no que mais gostam. Como eles gostam de baladas, resolvi colocar as músicas do artista manauara que pensa e fala com o dia-a-dia dos jovens”, disse o educador.  

Foto: Divulgação

Lorenzo Fortes decidiu que a arte teria um espaço de destaque em sua vida desde muito cedo, mas os estudos são prioridade. Receber a notícia só consolidou a orientação que recebe em casa quanto a arte está aliada aos estudos.

“Foi uma surpresa muito boa! É muito gratificante receber essa notícia e o melhor de tudo vê que as minhas composições de uma certa forma estão influenciando na educação e na aprendizagem de várias crianças e adolescentes, e fora do meu estado também! Isso é incrível”, contou o artista amazonense Lorenzo Fortes.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisa de professora paraense recebe Prêmio ‘Ciência pela Primeira Infância’

O estudo teve o propósito de pautar discussões acerca da garantia dos direitos à população infantil quilombola na Amazônia.

Leia também

Publicidade