Evento online promove debate sobre direitos e políticas públicas para mulheres afro-ameríndias e caribenhas

A Semana das Mulheres Negras, Afro-Ameríndias, Latino-americanas e Caribenhas 2020 contará ainda com intervenções artísticas e oficinas.

Para discutir questões sociais, propor capacitação e mobilizar mulheres, a Semana das Mulheres Negras, Afro-Ameríndias, Latino-americanas e Caribenhas 2020 promove debates, oficinas e intervenções artísticas entre os dias 18 e 25 de julho. O evento é online e gratuito, com transmissão nas redes sociais.

A live Sarau Poéticas da Resistência abriu a programação no sábado (18).  Educação antirracista e mulheres negras nos espaços de poder estão entre os temas que serão debatidos durante a Semana. Oficina de fotografia básica e de produção de projeto social também estão na programação do evento que traz o tema “Yabás Amazônicas e memórias poéticas do ontem e hoje das mulheres negras e afro-ameríndias”.

(Foto: Divulgação)

A realização da Semana é feita de forma colaborativa pelos coletivos ‘Esse é o Nosso Norte’, Crioulas do Quilombo de São Benedito, Mídia Ninja, Coletivo Difusão e Ocupa Minart.

A atividade celebra o Dia Internacional das Mulheres Negras, Afro-Ameríndias, Latino-Americanas e Caribenhas instituído em 25 de julho de 1992 durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, na República Dominicana.

Com a proposta de enfrentar questões como racismo, machismo e lbtfobia, mulheres afro-ameríndias de toda América Latina e Caribe se reúnem há 28 anos e vêm aumentando a participação das mulheres afro-ameríndias nos espaços públicos de poder.

(Fotos: Divulgação)

Programação:
18.07 (Sábado):
19h – LIVE DE Abertura da Semana das Mulheres Negras, Afro-Ameríndias, Latino-americanas e Caribenhas

19.07 (Domingo):
19h – Oficina VIRTUAL “Usando o CANVA para impulsionar ideias e projetos”

20.07 (Segunda):
19h – LIVE 19h – LIVE “Mulheres Negras e Indígenas na Pandemia”

21.07 (Terça):
16h – Oficina de Fotografia Básica para Smartphone
19h – LIVE “Mulheres negras e afro-ameríndias na política – Espaço Marielle Franco”

22.07 (Quarta):
19h – LIVE “Educação Antirracista”

23.07 (Quinta):
Atividade conjunta com o ELA-Mídia Ninja

24.07 (Sexta):
19h – LIVE “O Poder da Mulher Negra e Afro-ameríndia na Cultura

25.07 (Sábado):
Ação viral “O ROSTO DAS MULHERES NEGRAS”

Mulher negra brasileira

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018 mostram que apenas 10,4% das mulheres negras têm ensino superior completo.

Segundo o Dossiê Mulheres Negras: retrato das condições de vida das mulheres negras no Brasil (2013), mulheres negras têm maior jornada de trabalho e são as que menos recebem. Elas também são maioria em empregos informais. 66% das mulheres assassinadas no país são pretas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Cartilha reúne pesquisa botânica de 30 espécies arbóreas da trilha principal da Funbosque

O objetivo é a preservação desse fragmento de floresta secundária e o desenvolvimento sustentável, a partir da proteção e da conservação de atributos bióticos, abióticos, estéticos e culturais.

Leia também

Publicidade