Arte do visagismo no corte de cabelo é tema de Congresso em Manaus

Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia

Uma técnica que muda o cabelo para combinar com a sua personalidade. Esse é o visagismo. No mundo capilar, a tendência faz uso do design nos cabelos para valorizar o formato do rosto e da estrutura óssea da pessoa. “O visagismo é uma ferramenta que ajuda o profissional a fazer uma leitura do cliente, identificar o formato do rosto, proporções dos ombros, do quadril, queixo, testa e nariz e entender como ele pode equilibrar a imagem dela,  criar harmonia, mas dentro daquilo que ela quer expressar”, explica o cabeleireiro paulista Leandro Pires.O tema foi trabalhado no ‘I Congresso Hair, Beleza e Glamour: A arte do visagismo aplicada às técnicas de corte, divisão, angulação e postura’ na 18ª edição do Manaus Expo Beauty 2016 na tarde deste domingo (25), no Studio 5 – Centro de Convenções, zona Sul da capital. Ministrado por Pires, o congresso ajudou profissionais do Amazonas a conciliar o que as clientes querem com o que realmente devem fazer para um corte de cabelo adequado.

Há 15 anos o hair designer participa de eventos em Manaus. “A gente precisa entender se a imagem que a pessoa quer condiz com o ambiente em que ela atua no dia a dia dela”, enfatizou. Uma das modelos que topou fazer parte das demonstrações de Piores foi a vendedora Beatriz Martins.  Para ela, mudar é necessário. “Todo mundo gosta de mudar o cabelo e pra melhor. O cabelo cresce, então a gente tem que aproveitar “, afirmou. 

A vendedora Beatriz Martins participou das demonstrações. Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia

Outro detalhe que o especialista levou ao público foi a prática da conversa com os clientes. “O salão é um local de relacionamentos. Tanto para os homens, na barbearia, quanto para as mulheres . A alegria acaba sendo uma mola propulsora para que as outras mudanças aconteçam. O profissional precisa dessa motivação para ajudar as clientes a possíveis mudanças. A essência do trabalho é a alegria”, defendeu. 

Várias demonstrações foram realizadas no evento. Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia

Há 8 anos no ramo, a cabeleireira Maria Edwirges Candeia assegurou que participar do evento ajuda a entender o mercado.  “É um mercado muito amplo e que sempre se desenvolve.  Por isso estou aqui, estou aprendendo”, garantiu. 

O  cabeleireiro paulista Leandro Pires explicou os conceitos de visagismo em várias demonstrações. Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia
Franjas, desenhos retos, desfiado ou desconectado, volume, assimetria, chanel. A depender do tipo de rosto, o corte pode transformar a imagem em mais tradicional à mais dinâmica.

Manaus Expo Beauty
Anteriormente conhecida como ‘Estética & Moda’, a agora ‘Manaus Expo Beauty’ leva ao público as mais recentes novidades dos segmentos de de moda nos cabelos, pele, rosto e corpo às amazonenses. A 18ª edição do evento teve início neste sábado (24), no Studio 5, e segue até segunda-feira (26). A feira conta com congressos, oficinas, workshops e expositores voltados às áreas de beleza e estética. O evento acontece das 16h às 22h e a entrada é franca. Confira a programação.

Transmissão Ao Vivo

Para quem não conseguir visitar a Manaus Expo Beauty 2016 basta acompanhar pelo canal Amazon Sat. A transmissão do Amazônia Mulher começa a partir das 20h, com apresentção de Paula Araújo e reportagens de Lidiane Castro.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

XTERRA Amazônia mobiliza 800 atletas em Novo Airão, no Amazonas

Localizada às margens do Rio Negro, a cidade de Novo Airão, no interior do Amazonas, recebeu no último sábado...

Leia também

Publicidade