Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quinta, 29 Outubro 2020

Como manter a saúde mental durante a pandemia

nik-shuliahin

A pandemia e a necessidade do distanciamento social trazem também as mudanças na saúde emocional da população. É um momento difícil onde enfrentamos o medo, a insegurança, as incertezas, o luto e outros aspectos que são consequências deste período. E por isso, é importante cuidar não só da saúde física como da saúde mental. Confere 04 dicas que podem te ajudar no enfrentamento e algumas estratégias de cuidado com as emoções.


1. Estabeleça uma rotina diária

O planejamento auxilia no enfrentamento do estresse, uma vez que aciona a sensação de retomada de controle e favorece a tomada de decisões de maneira consciente. Uma rotina estabelecida de maneira intencional, com descrição das tarefas, assim como da sua duração, possui maior efeito do que aspirações gerais sobre o que deve ser feito. O planejamento da rotina é essencial sobretudo em famílias com crianças e idosos, na medida em que proporciona certa previsibilidade nas atividades cotidianas.

Foto:Kelly Sikkema

2. Mexa-se

Exercícios físicos ajudam a manter o bem-estar físico e mental. E além de tudo trazem benefícios para o sistema imunológico. Quando falamos em saúde das emoções temos que pensar no equilíbrio do corpo e da mente. Para quem não tem a rotina em praticar exercícios físicos, comece com pequenas atividades como organizar e limpar a casa, pequenas caminhadas e treinos leves. 

Foto:Alora Griffiths

3. Medite

Observe sua respiração, respirar de forma consciente é um ótimo exercício de meditação para equilibrar as emoções, esses exercícios de respiração auxiliam na concentração do momento presente e para desacelerar os pensamentos e sentimentos acelerados relacionados ao futuro ou ao passado. Respiramos para o agora e isso nos conecta genuinamente com a sensação de bem-estar. 

Confiram exercícios de respiração e relaxamento no podcast equilibradamente: https://spoti.fi/2G74408 

Foto: Yogendra Singh

 4. Respeite seu tempo e acolha suas emoções

Limite seu tempo gasto em buscar informações, filtre somente o necessário, tome cuidado com o excesso de notícias. Preste atenção nos próprios sentimentos e necessidades, acolha-os com gentileza. Lembre-se de pedir ajuda, se precisar conversar ou do apoio de alguém, perceba também se não é a hora de buscar ajuda de um profissional da saúde mental. E entenda que todo momento é passageiro e em breve tudo isso vai passar e ficaremos bem.

Foto: Joshua Ness

Sou Laena Portela, 

Ajudo as pessoas diariamente a encontrar o equilíbrio da mente através dos métodos da psicologia, das ferramentas do coaching e das práticas meditação mindfulness. Sou apaixonada pelas emoções e pela subjetividade do comportamento humano, além disso a cultura me fascina, não vivo um dia sem música, um fim de semana sem ir ao cinema, teatro, show ou um mês sem ler pelo menos um livro. 

Veja mais notícias sobre Mente Equilibrada.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 30 Outubro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/