Sauim-de-coleira e preguiça-bentinho são resgatados em Manaus

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) resgatou nesta terça-feira (24), no bairro Tancredo Neves, zona Leste de Manaus, um macaco de espécie sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), animal ameaçado de extinção, e uma preguiça-bentinho (Bradypus tridactillus). Os animais apresentavam boas condições de saúde.

O primeiro resgate aconteceu na rua Iemanjá, onde o sauim-de-coleira apareceu segunda-feira (23) no muro da residência da dona de casa Hebe Haydem. Ela contou que colocou o animal em uma casinha de cachorro e estava o alimentando há dois dias. “O coloquei na casinha do cachorro e dei água e biscoito para ele, e depois liguei para o Ipaam (telefone 2123-6771) solicitando resgate”, disse.  

Foto: Divulgação/Ipaam

Já a preguiça foi resgatada de uma área verde, também no bairro Tancredo Neves. Um morador, que não quis revelar o nome, disse que o animal apareceu na residência dele e para evitar que ela fosse parar em outro local, manteve o animal dentro de casa e ligou para o Ipaam. “Pensei em deixar pra lá. Mas, ela podia ir para na casa de outra pessoa e ser maltratada. Então achei melhor ligar para o Ipaam”, disse. 

Destinações

Após os resgates, os técnicos do Ipaam realizaram os procedimentos específicos de cada animal. O sauim-de-coleira foi levado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde começou a receber os cuidados e providências necessárias para uma espécie em extinção. A preguiça foi devolvida à natureza de forma segura.  

Foto: Divulgação/Ipaam

Pós-resgate

Segundo a coordenadora do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, Natália Lima, o processo pós-resgate do sauim-de-coleira inicia com uma avaliação do animal, que inclui a verificação do local de origem, condições de saúde e análise de comportamento, feito com auxílio do grupo de Planos de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção ou do Patrimônio Espeleológico (PAN).

De acordo com a coordenadora, dependendo da situação do macaco, é realizada a soltura após identificação do seu bando e, caso não seja possível a realização da soltura, o animal pode vim a ser encaminhado a algum empreendimento que faz parte do PAN, Centro de Pesquisa para conserva a espécie ou zoológicos envolvidos no programa em Manaus e, até mesmo, para outros Estados.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade