Rondônia: bombeiros resgatam macaco em depósito de loja

O Corpo de Bombeiros de Rondônia resgatou um macaco da espécie ‘zogue-zogue’ na manhã desta terça-feira (4). Segundo matéria publicada no G1 Rondônia, o primata estava no depósito de uma loja de panelas localizada em Vilhena (município distante a 704 quilômetros de Porto Velho) e não apresentava ferimentos. O animal foi entregue à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

Foto:  Eliete Marques/Rede Amazônica
De acordo com a comerciante Elezete Cardoso, 63 anos, o animal entrou sorrateiramente na loja. “Eu nem vi quando ele entrou, de tão rápido. Foram funcionários da oficina ao lado que me falaram. Disseram que ele atravessou a BR-364, viu a porta aberta e entrou”, relata.
No momento em que oficiais do Corpo de Bombeiros fizeram o resgate, o primata estava bastante agitado. Segundo a corporação, o primata não tinha sinais de cuidados domésticos. O animal foi encaminhado para a Polícia Militar Ambiental (PMA).
A espécie Callicebus cinerascens, conhecido como zogue-zogue, é endêmica do Brasil e está presente nos estados do Amazonas, Mato Grosso e Rondônia. “O desmatamento e as queimadas são os principais motivos desses animais irem para a área urbana, em busca de alimentos e refúgio”, pontuou o biólogo Flávio Terassini.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Legistas da floresta querem saber: as grandes árvores da Amazônia estão morrendo?

O projeto Gigante, que começou na Amazônia em junho de 2024, está iniciando um protocolo que utiliza levantamentos feitos por drones combinados com verificações de solo para avaliar a mortalidade de árvores tropicais de grande porte.

Leia também

Publicidade