Queimadas aumentam 15% em toda a Amazônia Legal, aponta INPE

Leitos secos de rios, problemas com a falta d’água e queimadas têm se tornado problemas comuns em vários Estados da Amazônia. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que o número de queimadas na Amazônia aumentou 5,8% em setembro deste ano, em relação ao quantitativo do mês de agosto. Foram registrados 26.832 focos de incêndio, o que representa 1.471 pontos a mais em relação ao mês anterior.

Durante o mês de setembro, no Acre, foram encontrados 3.586 focos de incêndios, no Amapá, 142, no Amazonas, 3.119, no Maranhão, 3.116, no Mato Grosso, 8.980, no Pará, 3953, em Rondônia, 4208, em Roraima, 19, e no Tocantins, 3245. O Mato Grosso foi o Estado com maior número de queimadas registrados pelo Inpe. Desde de o mês de agosto, o Estado busca combater um incêndio no limite sul do Parque Indígena do Xingu. De acordo com Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) o fogo já está controlado e consumiu 15% de todo a área do parque.

Amazonas e Maranhão foram os únicos Estados que registraram diminuição no número de incêndios no comparativo entre agosto e setembro deste ano.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Maior romaria fluvial da América Latina em extensão: a história da devoção parintinense à Nossa Senhora do Carmo

Criada pelo artista amazonense Juarez Lima em 2009, a Romaria das Águas transformou uma promessa em uma das maiores manifestações de fé da Amazônia.

Leia também

Publicidade