Manaus deve ganhar área de Proteção Ambiental para o Sauim-de-coleira

A prefeitura de Manaus anunciou nesta terça-feira (4), a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Sauim-de-Manaus. A unidade de conservação terá como principal finalidade garantir a proteção ao primata Sauim-de-coleira, espécie endêmica de Manaus, criticamente ameaçada de extinção.

Com a criação da unidade de conservação, a prefeitura, cumpre uma das cláusulas do Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental (TACA), firmado entre a Prefeitura de Manaus e o MPF-AM, que objetiva as ações de gestão contidas no Plano de Ação Nacional de Conservação do Sauim-de-Coleira (PAN Sauim).

Em outubro do ano passado, foi criado um Grupo Técnico formado por representantes de instituições federais, estaduais e municipais, além da sociedade civil organizada. A proposta inicial era de criação de um Corredor Ecológico Urbano, mas, pelas características de ocupação na cidade de Manaus, o grupo entendeu que a melhor estratégia a ser adotada para proteger os ambientes florestais ainda existentes, no traçado proposto, seria a categoria APA.

A APA concilia o crescimento urbano com as ações de preservação ambiental, uma vez que é uma categoria de unidade de conservação de uso sustentável que permite o desenvolvimento de diversas atividades, harmonizadas com a ocupação humana dentro do contexto urbano.

Foto: Diogo Lagroteria/Cedida

Área de Proteção Ambiental

A APA Sauim terá mil hectares, o correspondente a 10 milhões de metros quadrados, compreendendo o trecho entre o Corredor Ecológico Urbano do Mindu, o Parque Estadual Sumaúma e a Reserva Ducke, na zona Norte, tendo como principal recorte de delimitação os igarapés conhecidos como Geladinho e Goiabinha, e suas respectivas margens (Áreas de Preservação Permanente), além de fragmentos florestais e áreas verdes de loteamentos habitacionais, a exemplo da Cidade Nova. O Sauim-de-Coleira foi escolhido como a espécie-símbolo de Manaus.

“Há muitos anos que se busca a delimitação desse espaço e a conservação dessa espécie. A APA procura atingir esse resultado que se busca com o esforço conjunto do município de Manaus e Ministério Público Federal”, disse o procurador da República Leonardo Galiano.

Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental (TACA)

O TACA firmado entre o Ministério Público Federal e a Prefeitura de Manaus previa também ações de proteção e reflorestamento em trechos degradados do Corredor do Mindu, onde a Prefeitura de Manaus realizou intervenções de plantio de mais de 2,4 mil mudas de árvores, de espécies frutíferas e florestais nativas, reforçando a proteção às margens do igarapé e ampliando as áreas de alimentação de fauna. O termo prevê também ações de publicidade, parte já cumprida, e o desassoreamento de parte do igarapé a fim de evitar futuras alagações.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Faz escuro, mas cantamos

Thiago de Mello, mesmo no início da Ditadura no Brasil, já antevira seu fim, não porque tivesse certeza de coisa alguma (como poderia?), mas porque plantou em versos uma esperança que, durante as duas décadas do regime, se enraizou.

Leia também

Publicidade