Ipaam realiza mais de 600 resgates de animais silvestres em 2015, no Amazonas

MANAUS – O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) recebeu 718 solicitações e realizou 602 resgates de animais silvestres em 2015. Já em 2014, de 771 denúncias, foram atendidas 517. Comparados os dois anos, houve um crescimento de 23% no número de resgates.“Entendemos que esse aumento ocorre por conta da conscientização cada vez maior da sociedade com relação à preservação dos animais. Quando recebemos uma solicitação, vamos ao local e realizamos o trabalho da melhor forma, sempre com o intuito de manter a integridade da espécie”, comentou o gerente de fauna do Ipaam, Marcelo Garcia.Entre as espécies mais resgatadas estão Bicho-preguiça, jacarés, gaviões, corujas, iguanas (camaleão) e cobras. Garcia explica que conforme a cidade vai crescendo e o desmatamento aumentando, os animais vão perdendo o espaço do seu habitat natural. “Depois de feito o resgate, se o animal estiver em boas condições, ele é solto na floresta mais adequada à sua espécie. Se ele precisar de cuidados, encaminhamos ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama; ou ao Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheiras, administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas)”.
Foto: Divulgação/IpaamCoruja Rasga-Mortalha Na última quarta-feira (27), um filhote de coruja da espécie Rasga-Mortalha (Tyto furcata), muito conhecida também pelo nome “suindara” ou “coruja-de-igreja” foi resgatada pelo órgão. O animal foi encontrado em um prédio no Centro, localizado na rua Guilherme Moreira, zona Centro-Sul de Manaus.A coruja foi descoberta por trabalhadores que realizavam obras no local, e acionaram o Ipaam para o resgate. Segundo informações da Gerência de Fauna, o animal encontra-se bem e foi encaminhado ao Centro de Triagem do Refúgio Sauim Castanheiras, onde receberá todos os cuidados necessários, antes de voltar à natureza.Os resgates de animais silvestres são solicitados por meio do telefone 2123-6774 e ocorrem de domingo a domingo, das 8h às 17h.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Saiba quem são os decoradores responsáveis pelo Círio de Nazaré 2024

Entre as flores escolhidas em 2024, estão as rosas, orquídeas e lírios. As cores remetem ao cartaz deste ano, com tons mais amenos.

Leia também

Publicidade