Inpa realiza na segunda-feira palestra sobre Lei da Biodiversidade e Normas do CGEN

O Grupo de Trabalho de Acesso ao Patrimônio Genético e ao Conhecimento Tradicional do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia  (Inpa) promove nesta segunda-feira (09) a palestra Conceitos e orientações práticas para a implementação da Lei Nº 13.123, de 2015 e normas infralegais expedidas pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN). A palestra será proferida pela Dra. Rosa Miriam de Vasconcelos, às 14h, no Auditório da Ciência do Inpa.


Foto: Reprodução/Shutterstock

Rosa Miriam de Vasconcelos é advogada com Doutorado (Phd) pela Universidade de Queensland, Austrália (2007), com área de concentração no acesso aos patrimônio genético e conhecimentos tradicionais associados a recursos genéticos. Empregada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desde 1981. Atualmente, exerce o cargo de Coordenadora da Coordenadoria de Assuntos Regulatórios. É representante do Ministério da Agricultura junto ao CGEN. Integra a delegação que representa o Brasil na Conferência das Partes da Convenção de Diversidade Biológica – CDB.


Nos últimos meses, o Grupo de Trabalho diagnosticou quanto aos pesquisadores/tecnologistas:


1. Desconhecimento quanto às regulações de acesso a diversidade;
2. Muitos pesquisadores/tecnologistas da COTEI e COSAS em dúvida quanto à regularidade de seus trabalhos/patentes desde o ano 2000;
3. Pesquisadores em dúvida quanto ao preenchimento do Anexo VII;
4. Pesquisadores com dúvidas quanto ao SISGEN.
Portanto, a palestra da Dra. Rosa Miriam de Vasconcelos é de fundamental importância para discutir e tirar dúvidas dos pesquisadores e tecnologistas do INPA.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

MPF pede suspensão do licenciamento das obras na BR-319 entre Manaus e Porto Velho

Órgão exige que as licenças ambientais sejam emitidas somente após a consulta prévia às comunidades indígenas e tradicionais que serão impactadas pela pavimentação da rodovia.

Leia também

Publicidade