Fenômeno El Niño será mais fraco no próximo ano na região Norte


El Niño vai ser um pouco mais fraco no próximo ano. (Foto: Divulgação Projeto Rios Voadores)MANAUS – O fenômeno El Niño vai ser um pouco mais fraco no próximo ano. Esse foi o dado divulgado pelo grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que apresentou uma pesquisa demonstrando o impacto do El Niño sobre a ocorrência de tempestades no Brasil durante o verão 2015/2016.
Segundo os resultados da nova pesquisa, para o verão o El Niño será mais fraco nas regiões Norte e Nordeste.  É prevista uma diminuição das tempestades de 10% e 15% na região, respectivamente, em relação ao último verão. Entretanto na região Centro-Oeste, Sul e Sudeste será muito forte. É previsto o terceiro El Niño mais forte desde 1950, depois de 1983 e 1998. A previsão é de um aumento na ocorrência de tempestades, em relação ao último verão, de 20% na Região Sul, 20% no Sudeste e 10% no Centro-Oeste.
Os dados da Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas (BrasilDAT) do último trimestre (agosto, setembro e outubro), já sob o efeito do El Niño, confirmam essas tendências. De acordo com o coordenador do Elat, o aumento preocupa e parece indicar que não só a ocorrência de tempestades, como a intensidade delas, aumenta em decorrência do fenômeno climático.
El Niño na regiãoDois dos principais rios do Amazonas enfrentam esse ano, por causa do El Niño, vazantes intensas e níveis preocupantes em seus altos cursos. Em outubro desse ano, embarcações de grande e médio porte, que transportam cargas e passageiros, já não conseguiam se aproximar dos portos de Fonte Boa e Benjamin Constant. Barcos de transporte fluvial misto evitavam se aproximar da orla de Benjamin Constant, pois havia risco de acidentes como colisões contra troncos de madeira e encalhe em bancos de areia.No dia 28 de outubro, o Rio Negro chegou a sua menor marca: 15,92 metros. A média de cada mês na medição do Rio Negro demonstra que ainda estamos no período da vazante na região. É possível acompanhar a vazante dos rios através de um infográfico do Portal Amazônia.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade