Realizado pela Cátedra de Diálogo e Cultura do Encontro, o workshop internacional reúne ambientalistas, políticos, educadores e líderes religiosos para debater medidas necessárias para que hajam melhorias em políticas que atendam aos povos do mundo com água e paz.
Na tarde desta quinta-feira (23), uma sessão especial sobre a Amazônia aconteceu. Participaram Virgilio Viana, Dom Claudio Hummes, o jesuíta Alfredo Ferro (Colômbia) e o antropólogo Martín von Hildebrand (Colômbia).
Nesta sexta (24), Viana participa de painel com o tema ‘Direito humano à água e serviços sanitários: o mundo do trabalho face a uma cultura de descartabilidade’. Também integram o painel o líder da Rede SDSN Global, professor Jeffrey Sachs (EUA), e José Luis Lingeri (Argentina), representante do Sindicato dos Trabalhadores das Obras Sanitarias da Grande Buenos Aires. O evento encerrará com participação especial do Papa Francisco. O encontro mundial está sendo transmitido ao vivo na internet no website Encuentro Mundi.
O workshop é organizado por universidades e organizações sem fins lucrativos e tem como objetivo gerar um espaço interdisciplinar de debates e reflexões para a realização de políticas públicas que assegurem a efetiva contribuição à ciência, cultura e política nos avanços tecnológicos e na realização de uma sociedade mais justa, solidária que permita a paz e a prevenção de conflitos baseados em interesses políticos e econômicos sobre a vida humana.
FAS e SDSN-Amazônia no Vaticano
Esta é a terceira visita da FAS e da Rede SDSN-Amazônia no Vaticano. Em outubro, Virgilio Viana e a representante da Rede SDSN-Amazônia Jovem, Gabriela Sampaio, participaram do 3º Simpósio da Juventude do Vaticano. Na oportunidade, o Papa Francisco recebeu das mãos de Virgílio uma carta assinada em conjunto com o Arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani, que externa a satisfação da Arquidiocese e da cidade de Manaus em receber Sua Santidade em solo amazonense.
O Papa também foi presenteado com a fotografia de um mural grafitado com a Sua Santidade, elaborada pelo artista amazonense Raiz Campos, e que estampa o muro da Fundação, no bairro Parque Dez, em Manaus. Em fevereiro deste ano, Viana participou também do encontro ‘Ética em Ação’, realizado pela Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano.
A parceria entre a FAS, SDSN-Amazônia e a Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano teve início com o lançamento da Encíclica papal ‘Laudato Si’ em Manaus e na aldeia Kambeba Três Unidos, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, com a presença do Monsenhor Marcelo Sanchez Sorondo, chanceler da Pontifícia Academia de Ciências Sociais do Vaticano, do Arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani e do presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB, Dom Claudio Hummes.
A ‘Laudato Si’ (Louvado Seja) foi o primeiro documento da Igreja Católica que trata especificamente de questões ambientais. A carta é direcionada a todas as pessoas do planeta, independente da religião ou credo.