Em Manaus, voluntários participam do Dia Mundial da Limpeza

Mais de 80 voluntários se reuniram para retirar o lixo  no Parque do Mindu na tarde desta sábado (21). A ação faz parte da programação do Dia Mundial da Limpeza, realizada simultaneamente em 159 países. A equipe de reportagem do Portal Amazônia acompanhou o grupo de manauaras que decidiram doar um pouco do seu tempo em prol ao meu ambiente.

O Parque do Mindu, localizado na Rua Perimetral, sn – Parque 10, é espaço que conta com várias espécies da fauna e flora da Amazônia. Neste sábado, o local recebeu duas ações de limpeza. Entre os voluntários, pessoas de todas as idades, mas todas com o mesmo pensamento: a preservação do ecossistema da região. O trabalho aconteceu ás margens do Igarapé do Mindu, e mesmo com o calor de 34º C, o grupo retirou do local dezenas de sacos de lixo.

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

O ambientalista José Feitosa trabalha no Parque do Mindu e acompanhou as duas ações de coleta de lixo. Ele que passou todas as regras para os voluntários, como por exemplo, usar luva de proteção e ter cuidado no local onde se está trabalhando. ˜Me traz uma grande satisfação ver a sensibilização que a sociedade tem, infelizmente, nem todo mundo pensa da mesma forma, né? ˜, questionou.

Na opinião de Feitosa, as ações não resolverão os problemas do Igarapé do Mindu, mas é o ponta pé inicial para coisas boas. ˜Os resultados positivos são gerais, e a atividade do grupo Igarapés Limpos está dando certo, a gente percebe que em cada encontro o número de voluntários aumenta, ou seja, a mensagem está chegando nas pessoas certas. Muito precisa ser feito para que o ecossistema encontre um equilíbrio˜, contou o ambientalista.

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

 

A ação vespertina no Parque do Mindu foi uma união de forças entre a ONG Green Peace Manaus e o projeto Igarapés Limpos. ˜É uma oportunidade que encontramos para mostrar que a natureza precisa de cuidado. As pessoas vem para a colega de lixo e saem impactadas com o descaso, uma realidade triste, mas que precisa ganhar a consciência da sociedade. As nossa ações tem dado certa, e claro, que não poderíamos ficar de fora do Dia Mundial da Limpeza˜, contou o criador do Igarapés Limpos, Dan Stump.Voluntários com uma missãoO grupo desceu as escadarias do Parque do Mindu com um foco: colher a maior quantidade de lixo possível. A idade dos integrantes também variavam, mas isso não era um empecilho. Entre novatos e veteranos, a história da servidora pública Ivete Cristina chamou a atenção da nossa equipe. Pela primeira vez, ela fazia um trabalho voluntário e se emocionou ao ver as toneladas de lixos espalhadas. ˜Eu vim do interior e a gente acaba impactada com tanto descaso. Espero que as pessoas reflitam e tentem melhorar˜, falou.E quem disse que uma família não pode ajudar? A dona de casa, Olinda Canhoto, levou os filhos, Beatriz e Eduardo, de 12 e 10 anos respectivamente, para revisitarem o Parque do Mindu, mas dessa vez, de uma perspectiva diferente. ˜Quando eles eram mais novos, costumavam vir bastante para aproveitar o fim de semana. Hoje, quis mostrar um pouco da ação do homem sobre a natureza. Costumo orientar os dois para que cuidem e protejam o meio ambiente˜, explicou.

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

 

Já o universitário Fernando Bastos participa de várias ações na cidade, e garantiu, que apesar de cansativo, o trabalho vale a pena. ˜Amo usufruir de todas as belezas naturais do Amazonas, então, me sinto na obrigação de ajudar. Costumo dizer que é uma ligação forte, e quero que meus filhos possam aproveitar os igarapés e rios da mesma forma que eu˜, revelou o jovem.Ação GlobalO World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza) é uma ação que teve início na Europa e pode mudar o mundo.  Na ocasião, cerca de 50 mil pessoas se reuniram para limpar a Estônia, em 2008.No Brasil, o movimento Let’s do It! iniciou em 2011 pelo Instituto Limpa Brasil Let’s do It!, e em 2018 todos os países se uniram para a realização da primeira edição do World Cleanup Day. Já Dia Mundial da Limpeza conta com a mobilização nacional pelo Instituto Limpa Brasil Let’s do it! e pela Teoria Verde. Em Manaus, o evento é apoiada pela Fundação Rede Amazônica (Fram) através do projeto Consciência Limpa.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

IBGE divulga que Brasil tem mais de 8,5 mil localidades indígenas

Pesquisa indica que entre 2010 e 2022 a população indígena cresceu 88,9% e aponta desafios em temas como saneamento, coleta de lixo e educação.

Leia também

Publicidade