Campanha arrecada verba para garantir preservação do macaco-de-cheiro-de-cabeça-preta

Imagine uma população inteira de primatas tendo que viver concentrada um uma área mínima, equivalente 80 campos de futebol. Esta é a situação do macaco-de-cheiro-de-cabeça-preta, espécie de primata que pode ser encontrada apenas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas.

Foto:Reprodução/Icmbio

De acordo com pesquisas realizadas pelo instituto, que revelam aspectos em biologia e ecologia desses primatas, como definição da área onde ocorre, comportamento e tipo de alimentos que consome, área que a espécie ocupa hoje é muito pequena comparada a de outros primatas e a do próprio ser humano.

Apesar da espécie estar em uma área protegida, ainda sofre sérios riscos de extinção em função das mudanças climáticas. Pesquisas têm demonstrado que toda a área onde a espécie ocorre sofrerá alagamentos mais frequentes e intensos no futuro, indicando que a espécie perderá seu habitat, levando-a à extinção.

Dessa forma, o Instituto Mamirauá, em parceria com a Universidade Federal do Pará, planejou um projeto para capturar macacos-de-cheiro e investigar a reprodução da espécie. Após os procedimentos, todos os animais serão soltos novamente na floresta.

Para isso, foi lançada uma campanha que cham,a a população a ajudar na conservação dos macacos-de-cheiro-de-cabeça-preta. A meta da campanha é arrecadar R$ 100.000,00, para desenvolver pesquisas em tecnologias de ponta para a reprodução da espécie.

O principal objetivo do projeto é desenvolver técnicas para reintroduzir o macaco-de-cheiro-de-cabeça-preta de volta às florestas, quando eles já estiverem perdendo o seu habitat. As doações podem ser feitas a partir de R$ 30,00 e poderão ser feitas até o dia 12 de junho, no site do Instituto Mamirauá ou clicando aqui.

Além de contribuir com a preservação do macaco-de-cheiro-de-cabeça-preta, os doadores vão receber recompensas exclusivas do instituto, que variam conforme o valor doado.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade