AgroUfam tem como meta ser uma feira totalmente agroecológica até 2018

A Feira AgroUfam, da Universidade Federal do Amazonas, em Manaus, investe na venda de frutas, verduras, hortaliças, artesanato e outros produtos regionais de origem orgânica, que são comprados direto das mãos do produtor. Com o sucesso da feira, os organizadores tem como meta criar uma feira totalmente agroecológica e abrigar somente produtores que não trabalham com produtos agrotóxicos até 2018. 
A coordenadora da feira e do Núcleo de Socioeconomia da Ufam (Nusec), Terezinha Fraxe, é quem afirma. “Nosso principal objetivo é promover a segurança alimentar. Isso começa com a produção de produtos sem o uso de venenos. Para isso, a Universidade Federal do Amazonas dá todo o suporte para os agricultores, como logística, cursos de capacitação técnica e acompanhamento da produção”, explicou a professora. 

Foto: Divulgação/Ufam
A agroufam acontece na primeira semana de cada mês na Faculdade de Ciências Agrárias da Ufam. Esta edição acontece nos dias 6 e 7 de outubro (quinta e sexta-feira).
Referência
Com um faturamento médio mensal de R$ 52 mil, a feira já se tornou referência para os agricultores de 14 municípios. Ao todo 80 barracas abrigam a produção e em cada uma há a participação de três famílias. “Estamos falando de mais de 1 mil pessoas beneficiadas todos os meses. Algumas tiram o sustento apenas com o que vendem na Agroufam”, disse Therezinha.
AgroUfam
A feira AgroUfam é uma realização mensal do Núcleo de Socioeconomia (NUSEC/UFAM) e conta com a participação de organizações não governamentais, Unidades de Conservação e Empreendimentos de Economia Solidária de ensino.

A feira recebe apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Agência de Desenvovimento Sustentável (ADS), Secretaria Municipal de Abastecimento (Sempab) e da Fapeam, que financia o Programa Estratégico de Transferência de Tecnologias para o Setor Rural (PRORURAL). Os produtos comercializados têm origem orgânica, produzidos pro meio de cursos oferecidos pelo NUSEC para os agricultores.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade