AgroUfam tem como meta ser uma feira totalmente agroecológica até 2018

A Feira AgroUfam, da Universidade Federal do Amazonas, em Manaus, investe na venda de frutas, verduras, hortaliças, artesanato e outros produtos regionais de origem orgânica, que são comprados direto das mãos do produtor. Com o sucesso da feira, os organizadores tem como meta criar uma feira totalmente agroecológica e abrigar somente produtores que não trabalham com produtos agrotóxicos até 2018. 
A coordenadora da feira e do Núcleo de Socioeconomia da Ufam (Nusec), Terezinha Fraxe, é quem afirma. “Nosso principal objetivo é promover a segurança alimentar. Isso começa com a produção de produtos sem o uso de venenos. Para isso, a Universidade Federal do Amazonas dá todo o suporte para os agricultores, como logística, cursos de capacitação técnica e acompanhamento da produção”, explicou a professora. 

Foto: Divulgação/Ufam
A agroufam acontece na primeira semana de cada mês na Faculdade de Ciências Agrárias da Ufam. Esta edição acontece nos dias 6 e 7 de outubro (quinta e sexta-feira).
Referência
Com um faturamento médio mensal de R$ 52 mil, a feira já se tornou referência para os agricultores de 14 municípios. Ao todo 80 barracas abrigam a produção e em cada uma há a participação de três famílias. “Estamos falando de mais de 1 mil pessoas beneficiadas todos os meses. Algumas tiram o sustento apenas com o que vendem na Agroufam”, disse Therezinha.
AgroUfam
A feira AgroUfam é uma realização mensal do Núcleo de Socioeconomia (NUSEC/UFAM) e conta com a participação de organizações não governamentais, Unidades de Conservação e Empreendimentos de Economia Solidária de ensino.

A feira recebe apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Agência de Desenvovimento Sustentável (ADS), Secretaria Municipal de Abastecimento (Sempab) e da Fapeam, que financia o Programa Estratégico de Transferência de Tecnologias para o Setor Rural (PRORURAL). Os produtos comercializados têm origem orgânica, produzidos pro meio de cursos oferecidos pelo NUSEC para os agricultores.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Funai e MPI se unem para aprimorar prevenção e resposta às mudanças climáticas nas terras indígenas

Foi promovido um amplo debate com outros órgãos para aprimorar as medidas de prevenção e resposta aos eventos climáticos extremos nas terras indígenas. 

Leia também

Publicidade