Residência artística com fotógrafa e artista visual de Florianópolis abre inscrições

A residência será realizada nos meses de fevereiro e março com encontros coletivos e individuais realizados pela internet

Estão abertas as inscrições para o “Insights: residência de fotografia artística”, que será realizado de forma gratuita e online tendo como público alvo pessoas com conhecimentos básicos e intermediários em fotografia e que morem em Mato Grosso. A residência será conduzida pela artista visual e fotógrafa de Florianópolis, Lilian Barbon.

O projeto é uma realização da Oyá Produções que foi contemplado no edital MT Nascentes, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel) com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Foto: Divulgação

Os interessados podem se inscrever até segunda-feira (25), por meio do formulário https://bityli.com/5amgn. A residência será realizada nos meses de fevereiro e março com encontros coletivos e individuais realizados pela internet.

De acordo com Lilian Barbon, a residência artística tem como objetivo a sensibilização do olhar dos participantes, com o intuito de fazer emergir em cada um deles, seu traço particular, sua poética artística.

“Após diversos encontros sobre processos criativos, curadoria e criação de ensaios fotográficos, sempre enfocando a fotografia dentro do circuito das artes visuais, cada participante desenvolverá seu projeto individual, sendo orientado desde o início no desenvolvimento de sua pesquisa e em seu processo de trabalho”, comenta Lilian.

Para Amaury Santos, fotógrafo e produtor do projeto, a iniciativa dará oportunidade para fotógrafos de todo o estado. “Os participantes poderão desenvolver o seu olhar e começar a produzir esse tipo de fotografia em Mato Grosso, contribuindo com o desenvolvimento do cenário artístico e cultural do estado”.

Não é necessário ter equipamentos fotográficos profissionais para participar do projeto. Os alunos poderão utilizar até mesmo os seus smartphones, e durante a residência eles desenvolverão ensaios fotográficos artísticos que serão publicados em um e-book e farão parte de uma exposição fotográfica presencial, que será realizada em abril. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

O interior de Rondônia não valoriza seus museus

Prédios abandonados e fechados à visitação pública.

Leia também

Publicidade