O Estado faz parte da Amazônia Legal e é conhecido por sua economia baseada na agropecuária.
Três biomas
Mato Grosso é rico em sua diversidade e geografia. O Estado possui três biomas diferentes: Amazônia (56,6%), Cerrado (39,6%) e Pantanal (6,8).
Origem do nome
Sim, o nome do Estado tem haver com a vegetação. O nome foi originado pela grande extensão de mato alto e espesso onde está localizado o rio Galera, no Vale do Guaporé.
Atrações naturais
Mato Grosso é o Estado que abriga atrações naturais surpreendentes, como a cachoeira mais alta do Brasil, a Jatobá (com 260 metros de queda livre); e a maior gruta de arenito do Brasil (a Gruta do Francês). Outra curiosidade é que Cuiabá é considerada uma das capitais mais quentes do país: já marcou 44º C.
“Caixa d’água” do Brasil
Esse é um dos apelidos de Mato Grosso. O Estado possui uma hidrografia rica e sedia os rios Paraguai, Xingu, Cuiabá e Araguaia. Este último figura como um dos mais extensos do país.
Sirius
Entre as estrelas que representam as unidades federativas do país, Mato Grosso ficou com a ‘Sirius’, que, de acordo com a astronomia, é a estrela mais brilhante do céu.
Comemoração coletiva
Das 141 cidades do Estado, 23 fazem aniversário no mesmo dia: 13 de maio. São elas: Campinápolis, Cocalinho, Vila Rica, Porto Alegre do Norte, Terra Nova do Norte, Itaúba, Vera, Nova Canaã do Norte, Novo Horizonte do Norte, Peixoto de Azevedo, Marcelândia, Sorriso, Nova Olímpia, Indiavaí, Comodoro, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Primavera do Leste, Novo São Joaquim, Alto Taquari, São Félix do Araguaia, Pedra Preta e Tangará da Serra.
E aí? Que outras curiosidades podemos destacar sobre Mato Grosso?