Tamaquaré

Da mesma família dos Iguanas (IGUANIDAE), o Tamaquaré (Uranoscodon superciliosus) pode alcançar aproximadamente 15,5 cm de comprimento, sendo geralmente encontrado próximo a ambientes aquáticos, principalmente sobre troncos, árvores e cipós.

Foto:Jhomaxon Gonçalves/Manaus Selvagem

Desenvolveu uma camuflagem bastante eficaz, característica que ajuda na explicação do comportamento (ficar quase imóvel nos galhos das árvores), e ao perceber que foi avistado por um possível predador, salta no chão e sai correndo ou cai na água para tentar escapar. Por ter esse padrão de manter-se imóvel, existe uma crença popular que diz que usando o chá preparado derivado deste animal, pode deixar uma pessoa boba, “abestado”.

Possui dimorfismo sexual (diferença entre macho e fêmea), pois o macho adulto tem coloração marrom escuro e muitos indivíduos são cobertos por pontos laranja. E no que diz as fêmeas, esta possui uma faixa ondulada clara.

É encontrado em quase toda Amazônia.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Amazonas tem queda de 93,4% nos registros de focos de calor em julho de 2025

Focos de calor são áreas detectadas por satélites que apresentam temperaturas elevadas, indicativas da presença de fogo ou calor anormal na superfície terrestre.

Leia também

Publicidade