Manaus 30º • Nublado
Terça, 30 Abril 2024

Ziraldo e o Menino Rondon

Cartunista lançou livro em Rondônia homenageando herói

 Ziraldo em Porto Velho, em 2016. Foto: Hosana Morais/g1

Morto neste sábado (6), no Rio de Janeiro, o desenhista e escritor Ziraldo deixou um grande legado à cultura nacional. Foi criador de personagens como os de "O Menino Maluquinho" e "Turma do Pererê", além de ter ajudado a fundar o lendário jornal "O Pasquim" e criado peças publicitárias muito conhecidas, como a logomarca da antiga Telerj. Também atuou como jornalista e cartunista em veículos de peso como a revista "O Cruzeiro" e o "Jornal do Brasil".

Entre as tantas criações de Ziraldo, está um livro em que homenageou o Marechal Cândido Rondon, patrono do estado de Rondônia e, oficialmente, Herói da Pátria. Com texto de Cecília Alves Pinto, a Ciça, Ziraldo lançou em Porto Velho, em 2016, o livro "Rondon – Menino Cândido" destinado ao público infantil e juvenil.

A capa do livro de Ziraldo em homenagem a Rondon. Foto: Divulgação
A diferença da obra de Ziraldo e Ciça em relação a tantas outras biografias de Rondon, é que foi abordada uma fase pouco conhecida da história do sertanista: o tempo em que era menino no Mato Grosso. O livro teve tiragem limita a três mil exemplares distribuídos gratuitamente pela Usina de Santo Antônio.

Ziraldo, que foi um ícone da cultura brasileira, disse que sempre foi fã de Rondon, pois gostava de História e considerava que: "Rondon está entre os dez maiores brasileiros de todos os tempos". 

Rondon e Roosevelt, segundo Ziraldo. Foto: Reprodução

Sobre o autor

Às ordens em minhas redes sociais e no e-mail: . Todas às segundas-feiras no ar na Rádio CBN Amazônia às 13h20.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista 

Veja mais notícias sobre JotaÓ escreve.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/