O fotógrafo do Coronel Teixeira

Em sua coleção valiosíssima de fotos autorais constam imagens impressionantes da fauna e da flora rondonienses.

Rosinaldo Luiz de Abreu Machado, de 70 anos, assina as fotos que ele faz como R. Machado. É uma grife entre os que apreciam as “coisas” de Rondônia.

Em sua coleção valiosíssima de fotos autorais constam imagens impressionantes da fauna e da flora rondonienses. Contudo, o material ganha verdadeiro valor documental ao registrar eventos políticos do Estado ao longo de mais de quatro décadas. 

R. Machado é paraense de Santarém, mas foi criado no Rio de Janeiro, onde trabalhou na revista Manchete e na produtora de filmes de Hugo Carvana (1937-2014). Ele chegou a Porto Velho acompanhado pelo coronel Jorge Teixeira de Oliveira (1921-1987), que se tornaria o mais popular governador da história de Rondônia. Na época, Teixeirão – como era conhecido – tinha a missão de fazer a transição do Território Federal para Estado. A cada passo que dava o coronel,Machado estava junto, clicando tudo.

O decano da fotografia recorda: “Depois de compor todo o secretariado – a maioria era seus assessores em Manaus, de onde Teixeira havia sido prefeito –, o gestor começou as visitas pelos municípios promovendo o programa Governo Itinerante.Vilhena foi o primeiro a receber a comitiva. Depois vieram os outros ao longo da BR-364”.

A primeira preocupação do coronel-governador foicom as péssimas condições da rodovia, coluna dorsal de trânsito humano e de cargas e que, naquela época, estava recebendo um fluxo de migrantes vindos de todo o Brasil, atraídos pela propaganda oficial: “Integrar para não entregar”.

De tão amigos, o governador e o fotógrafo tornaram-se compadres. Teixeirão com sua esposa Aida foram padrinhos de Catarina Cintya, filha de Machado. 

Foto: Arquivo pessoal


MACHADO CONTA 

“Fotografei toda extensão da BR e os pontos mais críticos (entre Vilhena e Pimenta Bueno). Um álbum fotográfico com as impactantes imagens foi levado ao presidente João Batista Figueiredo. Após olhar atentamente as imagens, Figueiredo chamou ministros efoi enfático: ‘Quero a 364 asfaltada o mais rápido possível’.Também fotografei a criação de vários municípios, instalação dos tribunais e do Ministério Público, posse dos primeiros deputados estaduais e, principalmente, a instalação do Estado de Rondônia, que foi o marco maior da nossa História”.

Teixeirão com seu fiel escudeiro


APOSENTADO, MAS ATIVO

R. Machado aposentou-se há cerca de dez anos como servidor público estadual, tendo servido a diversos governadores. Paralelamente, produziu quase 100 mil cliques de pessoas, acontecimentos e paisagens. Por conta de sua paixão pelo Baixo Rio Madeira, tem registrado o modo de vida dos ribeirinhos, sua cultura e tradições.

O governador mais popular de Rondônia na foto de Machado


ALTO MADEIRA

Além de ter fotografado tantos momentos importantes de Rondônia, R. Machado continua contribuindo de modo ímpar à nossa memória. Ele está digitalizando todo o acervo do extinto jornal Alto Madeira – desde a sua fundação, em 1917, até 1990. Foi primeiro jornal impresso de Porto Velho escrito em língua portuguesa. À época da fundação deste noticioso nossa capital era apenas uma cidadezinha do sul do Amazonas com três anos de fundação.

Amigo muito próximo do falecido Euro Tourinho – jornalista falecido, em 2019, aos 97 anos –, Machado considera a digitalização dos jornais uma forma de homenagear o saudoso ex-diretor do Alto Madeira. O material será disponibilizado para pesquisas no Centro de Documentação Histórica. 

Machado hoje: compromisso com a História

Às ordens em minhas redes sociais e no e-mail: julioolivar@hotmail.com // Todas às segundas-feiras no ar na Rádio CBN Amazônia, às 13h20.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade