Ele era carioca e conduziu vários projetos culturais em Rondônia, com destaque ao filme “O Rio da Dúvida”.
A partida de Mário César Cabral Marques, um batalhador do cinema brasileiro e cofundador do Memorial Rondon, deixa um vazio não apenas no coração da cultura de Rondônia, mas em todo o tecido da memória nacional.
Mário César, um visionário das telas e das letras, encerrou sua última cena neste sábado, aos 73 anos, no Rio de Janeiro. O adeus ocorreu no Cemitério Catumbi, onde seu corpo foi velado e sepultado, mas sua essência permanecerá imortalizada em cada quadro, cada palavra, cada gesto que dedicou à arte e à preservação da história.
O filme “O Rio da Dúvida”, uma cinebiografia rodada nas terras de Rondônia em 2017, é um testamento de sua maestria, aclamado e laureado em festivais internacionais. Mário, ao lado de sua esposa Patrícia Civelli, filha do pioneiro cineasta ítalo-brasileiro Mário Civelli, geriu a empresa Memória Civelli com um compromisso histórico, guardando os tesouros deixados pelo Marechal Cândido Rondon.
Recentemente, Mário expressou-se sobre a perda de Irmã Beth Myky, uma neta de Rondon, lamentando que com ela se ia uma parte significativa da memória histórica. Agora, com a partida de Mário, ecoa um sentimento similar: um homem de sonhos e projetos, de uma disposição incansável para a realização, nos deixa.
Na última conversa que tive com Mário, há apenas quatro dias, ele falou com fervor sobre o papel da indigenista Irmã Beth e sobre seu próprio trabalho, “O Rio da Dúvida”, que ele descrevia como um “documento definitivo” sobre a saga de Rondon e Roosevelt. Ele via seu filme como um “trabalho cinematográfico histórico com um olhar poético”, uma definição que, talvez, melhor encapsula o legado e a vida de Mário César Cabral Marques: um poema em movimento, uma narrativa viva, um compromisso com a arte e a história.
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