Historiador mostra presença feminina na construção de ferrovia

Repleto de mapas e fotografias, o livro apresenta o papel da mulher na obra e na administração de ferrovia concluída em 1912.

Célio Leandro. Foto: 

Será lançado o livro “Estrada de Ferro Madeira-Mamoré – A ferrovia da morte dos trilhos de ouro”. A noite de autógrafos do autor Célio Leandro será na próxima sexta-feira, 12, às 19h, no Teatro Banzeiros, em Porto Velho.

Repleto de mapas e fotografias ‘colorizadas’, o livro também apresenta como diferencial em relação às obras congêneres já publicadas, o papel da mulher na obra e na administração de ferrovia concluída em 1912.

“Não foi apenas no Hospital da Candelária, aberto para atender os funcionários da ferrovia, que existiam mulheres trabalhando. Elas atuaram também na administração, conforme mostro na pesquisa”, informa Célio Leandro, membro da Academia Rondoniense de Letras.

TJRO homenageia os ‘7 samurais’ 

Os desembargadores junto do governador Jorge Teixeira. Foto: Divulgação

Como parte das comemorações dos 40 anos da implantação do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) é inaugurada nesta segunda-feira, 8, a Sala dos 7 Samurais.

O espaço funciona junto ao Centro de Documentação Histórica do TJRO e tem como objetivo manter viva a memória dos desembargadores pioneiros.

O primeiro presidente do TJRO foi o paraense Fouad Darwich Zacharias, empossado em 26 de janeiro de 1982. Na mesma data, assumiram os demais “samurais da justiça” rondoniense: Aldo Castanheira, César Montenegro, Clemenceau Pedrosa Maia, Darci Ferreira, Dimas Fonseca e Hélio Fonseca. 

Sobre o autor

Às ordens em minhas redes sociais e no e-mail: julioolivar@hotmail.com . Todas às segundas-feiras no ar na Rádio CBN Amazônia às 13h20.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Café Robusta Amazônico de Rondônia conquista nota máxima em concurso e alcança feito inédito

Pontuação foi alcançada pelo Cacique Rafael Mopimop Suruí, da Terra Indígena Sete de Setembro. O café vencedor poderá ser degustado durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG).

Leia também

Publicidade