Folclorista, memorialista, agitador, compositor, músico e jornalista, Zé Catraca é uma referência cultural em Rondônia.
Foi internado nesta semana com covid-19, em Porto Velho, o jornalista Silvio Santos, conhecido como Zé Catraca.
Folclorista, memorialista, agitador, compositor, músico e jornalista, Zé Catraca é uma referência cultural em Rondônia; suas intervenções na imprensa prestam um serviço inestimável para a preservação e a promoção da identidade local, sempre destacando eventos, trabalhos artísticos, histórias, personalidades, de um jeito que só ele sabe.
Zé é um inquieto; já escreveu livros, compôs e gravou músicas com temáticas folclóricas e sambas. Ama e respira esse universo.Sua importância é tanta que já foi até homenageado em enredo de Carnaval em Porto Velho e compôs inúmeros sambas para a emblemática Banda do Vai Quem Quer, da qual é um dos fundadores.
Flor do Maracujá
Na foto, estamos eu e ele numa noite bonita de 2017 em Porto Velho, no Festival Folclórico “Flor do Maracujá”, o maior arraial do Estado; Zé toma parte da coordenação.
Acadêmico
O jornalista tornou-se ultimamente membro da Academia Rondoniense de Letras e colunista da Rádio CBN, e continua mantendo viva a sua tradicional página “Lenha na Fogueira”, no Diário da Amazônia.