Autor rondoniense reconta nanocontos

Willian Haverly publica livro com 50 contos que fazem o leitor viajar pelo universo bucólico de Porto Velho e o viver amazônico.

Recheio de Emoções. Este é o título do livro de William Haverly Martins, publicado pela Editora Temática com 200 páginas e 50 contos inspirados em nonocontos de Viriato Moura.

É um encontro singular de ‘feras’ da literatura rondoniense, dignas e à altura de reconhecimento (inter)nacional. Ambos, imortais da Academia Rondoniense de Letras.

William é um escritor original e preciso nos recortes que usa nas narrativas; têm sempre a a fenda poética e a erudição, mas não pedantismos. Sua produção é acessível, gostosa de se ler, muito apropriada ao público juvenil, inclusive.

No caso específico dos contos de Willian, muitos deles fazem o leitor viajar pelo universo bucólico de Porto Velho, suas figuras de linguagem, seus rios, seus costumes, sua gente cheia de sentidos norteados pelo viver amazônico.

A obra de Willian é inspirada, inteiramente, no trabalho do mestre da síntese e da subjetividade: Viriato. Ele tornou-se referência nos nanocontos, haicais, literatura minimalista. Mas, claro, Viriato é reconhecido pelo talento em muitas vertentes da cultura, inclusive das artes plásticas. É preciso ter muito conteúdo para se expressar “na veia”, como ele.

A capa do livro. Foto: Reprodução

Sala de aula

Willian e Viriato elaboraram o projeto que visa, principalmente, ser trabalhado em sala de aula por professores de redação dos ensinos fundamental e médio.

“A ideia [com o livro] é ensinar e estimular o aluno a gostar de ler e escrever, a partir da literatura minimalista, ou seja, ele lê um nanoconto sugerido e recebe a incumbência de desenvolver um conto mais longo, tendo o nanoconto como inspiração”, explica Willian.

Segundo o escritor, “se bem orientado pelo professor, o estudante perceberá que escrever não é tão difícil como ele pensava. Para redigir textos, fictícios ou não, basta ampliar a leitura, ter vontade e um mínimo de inspiração”.

Além dos benefícios para o aluno, alvo do projeto, aqueles que lerem Recheio de Emoções terão um livro certo para conhecer a amplitude significativa dos nanocontos de Viriato Moura, melhorar a sua capacidade dedutiva e se divertir com as emoções proporcionadas pela variedade das interessantes histórias, imaginadas pelo escritor William Haverly Martins; são verdadeiras peças literárias.

O escritor Willian: original e preciso. Foto: Divulgação

O autor

William Haverly Martins nasceu em Senhor do Bonfim, sertão da Bahia. Estudou Direito na UFBA e graduou-se em Letras na Universidade Federal de Rondônia.

Começou a escrever ainda na adolescência. Está em Porto Velho há meio século e, durante muitos anos, foi professor de vários colégios da capital de Rondônia.

Iniciou a carreira literária publicando um livro de poesias ecológicas O Tempo da Vida; venceu o I Concurso de Poesias, Contos e Crônicas de Rondônia, promovido pela Unir, nas categorias: conto, com O Homem sem Cabeça e crônica, com A Praça é do Povo; escreveu os romances Capricho do Absurdo: a Morte Prematura da República Socialista do Guaporé; Réu do Sexo e o Último Retirante (o último ainda inédito) e o livro de contos Engarrafamento de Defuntos (também inédito).

Willian publicou, recentemente, pela Editora Temática, com grande repercussão no meio literário, o livro de crônicas De que me vale a janela sem a vista?

É atualmente editor da revista Karipuna Kult, uma publicação bimestral da ARL (Academia Rondoniense de Letras).  

Sobre o autor

Às ordens em minhas redes sociais e no e-mail: julioolivar@hotmail.com . Todas às segundas-feiras no ar na Rádio CBN Amazônia às 13h20.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Base do primeiro campus fluvial do Brasil será construída no Amapá

Ordem de serviço da base foi assinada durante um evento no Instituto Federal do Amapá (Ifap) no dia 27. Estrutura deve ser entregue em até seis meses.

Leia também

Publicidade