Venezuela denuncia nova violação do espaço aéreo por avião dos EUA

As autoridades venezuelanas acusaram nesta quarta-feira (9) um avião norte-americano de ter violado o espaço aéreo nacional durante 80 minutos na tarde da última terça-feira (8).

“Foi novamente detectada – pelos sensores do Comando de Defesa Aeroespacial Integral (Codai) – uma aeronave dos Estados Unidos, tipo RC135, de inteligência (serviço secreto) estratégica”, informou  comunicado distribuído em Caracas.

Foto:Divulgação

No documento, divulgado através de uma rede social, o governo venezuelano explicou que a aeronave “pôs a segurança das operações aéreas ao norte da Venezuela em risco, ao entrar na Zona de Informação de Voo (FIR) de Maiquetía, sem cumprir os protocolos internacionais”.

Segundo as autoridades venezuelanas, 35 minutos mais tarde a aeronave deixou de ser visível no radar, depois de ter entrado na FIR de Curaçao.

“Apenas durante este período de 30 dias podemos detectar mais de 54 aeronaves norte-americanas, fazendo exploração no FIR de Maiquetía (espaço de controlo aéreo de Maiquetía) e em outras áreas”, disse o comandante-chefe do Comando Estratégico Operacional das Forças, Remígio Ceballos.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Primeiros dias de outubro registram número de queimadas maior do que os primeiros seis meses de 2024 em Rondônia

Mesmo após chuvas, o estado somou 635 focos de incêndio até o dia 09 de outubro, aponta o "Programa Queimadas", do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Leia também

Publicidade