O kit oferece itens como preservativos, roupa íntima, chinelos, escova de dentes, shampoo e absorventes.
A meta do Fundo de População das Nações Unidas é distribuir em Roraima mais 6,5 mil kits para venezuelanos até o fim do ano.
Foram incluídos no kit lanternas e apito para prevenção de casos de violência de gênero contra mulheres e população LGBT.
Irina Bacci, oficial de programa para assistência humanitária do Unfpa, explica porque o material também pode ser chamado de kit dignidade.
“É um instrumento a dar dignidade as pessoas que passando pelo processo de migração forçada acabam passando por privações como não ter onde tomar banho, não ter acesso a higiene, pessoas que vivem nas ruas e nos abrigos, e todo processo de violência por ter que abandonar a suas casas, as suas histórias de vida”, disse.
A distribuição do material é realizada em parceria com a organização Visão Mundial e com o Fundo Central de Resposta de Emergência das Nações Unidas, que financia o projeto.
Estudo divulgado pela ONU revelou que cerca de quatro milhões de venezuelanos deixaram a Venezuela desde 2014, quando a crise política e econômica se intensificou.
A Colômbia foi o país que mais recebeu refugiados, seguida de Chile, Equador, Brasil e Argentina.