Maduro renova governo e indica mulher como vice

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, realizou uma reforma no gabinete, menos de um mês depois de ter sido reeleito. Ele indicou a mandatária da Assembleia Nacional Constituinte, Delcy Rodríguez, como sua vice, no lugar de Tareck El Aissami, que ocupava o cargo desde janeiro de 2017.

“Designei como vice-presidente uma mulher jovem, valente, forte, ‘filha de mártir’, revolucionária e testada em diversas batalhas: nossa irmã Delcy Eloína Rodríguez”, escreveu Maduro no Twitter. 

Foto: Divulgação

Após a designação, ela agradeceu ao mandatário pela “confiança depositada” e prometeu que somará “todos os esforços e espiritualidade para acompanhar o chefe de Estado na defesa do país”.

Com 49 anos, Delcy é filha de Jorge Antonio Rodríguez, criador da Liga Socialista na Venezuela. Ela foi ministra de Comunicação e Informação entre 2013 e 2014 e, até junho de 2017, ocupou o cargo de chanceler, em uma época em que mais de 100 pessoas foram mortas em manifestações contra o governo.

Na época, a agora vice-presidente gerou polêmica por afirmar que a Venezuela “tinha comida para alimentar três países”, negando a existência de uma crise de abastecimento. E, desde julho passado, presidia a Assembleia Constituinte.

Maduro também criou dois novos ministérios – o de Indústria e Produção Nacional e o de Atenção às Águas. “A épica vitória do povo nos leva a um novo começo. Pelo mandato que vocês me deram, decidi fazer uma renovação parcial e profunda no gabinete executivo”, escreveu.

O presidente foi reeleito em 20 de maio, em uma votação contestada pela oposição e pela comunidade internacional, que a considerou fraudulenta.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

‘Avião Solidário’ transporta três primatas entre Manaus e São Paulo para reprodução e conservação da espécie

Macacos viviam ilegalmente como animais de estimação e após resgate estavam sob cuidados do Centro de Triagem (CETAS) - IBAMA de Manaus (AM).

Leia também

Publicidade