Maduro adia reconversão monetária em 60 dias

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que adiará em pelo menos 60 dias seu projeto de reconversão monetária, que entraria em vigor no dia 4 de junho.

A decisão foi tomada após a associação dos bancos do país ter pedido para o governo prorrogar a medida em três meses, para possibilitar a realização de algumas “provas técnicas”.

A reconversão monetária cortará três zeros da moeda local, o bolívar, que é alvo de um intenso processo inflacionário e passará a se chamar “bolívar soberano”. Essa é a segunda medida do tipo na Venezuela em uma década.

Em 2008, o então presidente Hugo Chávez colocou em circulação o “bolívar forte”, após ter eliminado três zeros da moeda nacional. Comerciantes e políticos de oposição criticam a reconversão, alegando que ela criará confusão na população.

“Essa conversão, tal qual foi planejada, é impossível de implantar e criará caos”, declarou à ANSA Cipriana Ramos, ex-presidente do Conselho Nacional do Comércio e dos Serviços (Cosecomercio).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Festival do Caju: festa resgata tradição e transforma fruto em renda para comunidade de Iranduba

A comunidade de São Sebastião, no município amazonense, se prepara para o Festival do Caju retomando uma tradição que estava há 10 anos sem acontecer.

Leia também

Publicidade