Iván Duque toma posse na Colômbia e propõe ‘união’ no país

Foto:Marco Miranda / Presidencia de la República

O presidente da Colômbia, Iván Duque, tomou posse do cargo que ocupará até 2022 nesta terça-feira (7) e pediu aos seus compatriotas para estabelecerem um “pacto” que permita superar as “diferenças” no país. Durante seu discurso na cerimônia em Bogotá, Duque afirmou que irá governar a Colômbia “superando as divisões de esquerda e direita”.

Foto:Marco Miranda / Presidencia de la República

“Convido-os todos a construir um grande pacto pela Colômbia, que construamos um país, um futuro e que acima das diferenças estejam as coisas que nos unem”, disse.

Em sua mensagem, o novo mandatário, de 42 anos, também tentou minimizar a polarização entre os apoiadores e críticos do acordo de paz assinado pelo ex-presidente Juan Manuel Santos, e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), em 2016, e anunciou que fará modificações no acordo.

Foto:Marco Miranda / Presidencia de la República

“Quero governar a Colômbia com o espírito de construir, nunca de destruir”, afirmou o novo presidente, ressaltando que esta é “uma nova geração motivada pelo serviço e não pelo exercício vaidoso do poder”.

Duque aproveitou o momento para reforçar seu discurso de combate à corrupção que, segundo ele, tem “deslegitimado o Estado”. “Nos doem muito os escândalos na alimentação escolar, no sistema de saúde, nos projetos de infraestrutura, nos abusos da contratação direta ou nos perigosos cartéis”, acrescentou.

Foto:Marco Miranda / Presidencia de la República

De acordo com o novo líder colombiano, as empresas, donos e gestores que corrompam funcionários serão punidos. Entretanto, Duque ainda ressaltou que garantirá “reparação moral, material e econômica” a todas as vítimas dos conflitos armados no país. Apesar de seu tom de conciliação, o novo presidente criticou o mandato de seu antecessor, principalmente questões como a violência e o crescimento de cultivos ilícitos.

Foto:Marco Miranda / Presidencia de la República
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade