Nesta quarta-feira (4), informações publicadas pelo jornalista Leopoldo Castillo afirmavam que o líder da oposição, Leopoldo Lopez, estaria sendo levado ao Hospital Militar de Ramo Verde, sem sinais vitais. O senador americano Marco Rubio disse em suas redes sociais que confirma a informação de que Leopoldo foi levado ao Hospital Militar em sérias condições.
O Governo Venezuelano respondeu as informações publicando um vídeo em que Leopoldo confirma estar bem para a esposa e filhos. A esposa de Leopoldo Lopez, Lilian Tintori, entretanto afirma que o vídeo é falso e está na frente do Hospital a espera de uma oportunidade de poder ver o marido. “O vídeo da ditadura é falso. A única fé de vida que vamos aceitar é ver Leopoldo”, afirma Lilian.
Lilian está a mais de 10 horas na frente do Hospital Militar Ramo Verde a espera de ser atendida. Segundo ela, a impossibilidade de ver o preso fere não somente os Direitos Humanos como também as leis de regime penitenciário do país, ao impedir que parentes passem mais de um mês sem ver o presidiário.
Segundo a Ministra das Relações Exteriores da Venezuela, Delcy Rodriguez, o senador americano Marco Rubio estaria produzindo informações falsas e pediu respeito a Venezuela e seus cidadãos. “Sua atuação criminosa agride o povo Venezuelano e seu direito de viver em paz”, afirmou a Ministra.
Leopoldo Lopez
Leopoldo é economista e político sendo um dos principais nomes do movimento anti-chavista na Venezuela. Em 2014, após uma manifestação no município de Libertador que terminou com 43 mortos e quase 100 feridos, o Procurador-Geral emitiu mandado de prisão contra ele acusando de incitação pública, danos à propriedade e formação de quadrilha. A fiança foi negada e ele foi preso.